Números de novos casos alertam o aumento da contaminação na cidade
A Prefeitura de Piracicaba divulgou os dados de contaminação e óbitos ocasionados pela COVID-19. De acordo com as informações, no período de 7 a 14 de novembro foram registrados 234 novos casos e três novos óbitos. Desde o início da pandemia, a cidade contabiliza 296.870 casos diagnosticados e 5.257 mortes.
Embora a testagem contra a doença continue sendo necessária, muitas pessoas acabam não fazendo o exame, podendo haver mais casos do que os notificados. Segundo especialistas, a notificação da doença se faz necessário, para que possa ser realizado o acompanhamento clinico e o isolamento social.
O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde tem alertado para o risco do aumento da transmissão da COVID-19, devido ao surgimento de uma nova subvariante.
A preocupação voltar a surgir nos hospitais, onde os médicos passaram a atender cada vez mais pacientes com COVID. O aumento dos atendimentos ocorreram diante do aumento da Rt do vírus, que depois de muito tempo voltou a indicar alta na transmissão, segundo a plataforma de monitoramento das Universidades Estaduais USP e UNESP.
A nota emitida pelo Ministério da Saúde, destaca a circulação da subvariante da Ômicron BQ.1 no país, também aponta, além do uso de máscaras, o reforço da higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão.