A Guarda Municipal de Santa Bárbara d´Oeste registrou um boletim de ocorrência de incêndio que atingiu 10 hectares em canavial e em mata na Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306). A Usina Iracema e dois funcionários da empresa estão sendo averiguados, porque os patrulheiros encontraram um galão com uma substância com eles em outra área incendiada.
O incêndio ocorreu por volta das 13h desta segunda-feira (5). Guardas municipais informaram no boletim de ocorrência que o incêndio de grandes proporções no canavial e às margens da rodovia estava próximo do aterro sanitário da Prefeitura de Santa Bárbara, que fica na estrada que vai para Iracemápolis.
Quando os patrulheiros chegaram, caminhões pipa do DAE (Departamento de Água e Esgoto), da prefeitura e caminhão da usina controlavam as chamas, que foram controladas três horas depois, depois das 16h.
Os patrulheiros ficaram no local porque suspeitaram que o incêndio poderia ser intencional. E se posicionaram próximo de uma quadra de canavial que não havia sido atingida pelas chamas. Eles viram quando um caminhão da usina se deslocava no sentido desta área.
Foi quando os guardas avistaram uma espiral fumaça preta que saía da área ainda não afetada. No local estavam o caminhão da usina e, no interior, dois funcionários da empresa, o motorista J.A.S., 42, e o ajudante P.S.C., 21.
Questionados se haviam ateado fogo na área, os dois negaram. Alegaram que o fogo em outro ponto havia se alastrado.
Peritos da Polícia Civil localizaram no local um galão com um produto, que foi recolhido para constatar se era produto inflamável. Além disso, os guardas fizeram fotos tiradas por drone da área para embasar a investigação.
O prefeito Denis Andia (PV) havia se reunido com as usinas para evitar as queimadas, na intenção de evitar a piora da qualidade do ar.
A queima da palha da cana é uma prática usada para facilitar a colheita e ajudar na limpeza de áreas de cana. A queimada está sendo substituída pela colheita com maquinário.
A prefeitura e a usina foram consultadas, mas, até o momento, não se manifestaram.
OUTRO LADO
A Usina Iracema informou, em nota, que enviou equipes para auxiliar no combate ao incêndio em questão, cuja origem é desconhecida (criminosa ou acidental). A empresa alega que o incêndio também afetou parte de suas lavouras. “A usina reitera sua prática de colheita de cana crua de forma mecanizada”, traz a nota.