Políticos da região reagiram de diferentes formas à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo STF, evidenciando opiniões divididas sobre a sentença. VEJA TODOS OS COMENTÁRIOS.
Julgamento
A decisão da Primeira Turma do STF determinou que Bolsonaro cumpra 27 anos e três meses de prisão em regime fechado, após a definição das penas para os oito réus envolvidos na trama golpista.
Por 4 votos a 1, o colegiado considerou os acusados culpados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Repercussão
Entre as reações regionais, a vereadora de Americana, Professora Juliana (PT), comemorou a decisão nas redes sociais com uma foto segurando uma taça de vinho.
O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), publicou um vídeo em que Bolsonaro afirma que “a verdade chegará na hora certa”.
A deputada estadual Ana Perugini (PT), cuja base eleitoral inclui Hortolândia, destacou a atuação da ministra do STF Cármen Lúcia, que votou pela condenação, assim como a vereadora de Santa Bárbara d’Oeste, Esther Moraes (PV).
Por outro lado, o deputado estadual Alex Madureira (PL), que concorreu à prefeitura de Piracicaba em 2024, reafirmou seu apoio ao ex-presidente. O assessor do governo de São Paulo, Ricardo Molina, publicou uma postagem alegando que não há provas contra Bolsonaro.