
As equipes do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) de Sumaré realizam neste sábado (27) uma nova ação de “busca ativa” na região do Matão. A visitação de casa em casa acontece de manhã, das 8h30 às 16h.
Alta demanda
A medida foi definida após a alta demanda registrada na mobilização realizada no último final de semana, quando a equipe municipal já havia percorrido a região em busca de beneficiários.
A iniciativa do órgão da prefeitura vai contar com um carro oficial e entrevistadores com crachás, que farão visitas domiciliares para atualização de cadastros.
Prioridade|
Novamente, a prioridade da medida são as famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por apenas uma pessoa que recebe o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago para idosos e pessoas com deficiência.
A ação cumpre as exigências da Lei Federal nº 15.077/2024, que determina a atualização de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. De acordo com a legislação, famílias unipessoais ou com cadastros em averiguação devem obrigatoriamente passar por entrevista domiciliar para inclusão ou atualização das informações.
Cidade vem adotando diversas medidas
Para atender à norma, a equipe do Cadastro Único de Sumaré tem adotado diversas estratégias, como a realização de até três tentativas de visita domiciliar, a convocação para comparecimento na Central do CadÚnico e o registro em relatório nos casos de famílias não localizadas.
O time faz também a divulgação reiterada das ações nos canais oficiais da Prefeitura de Sumaré e mutirões periódicos aos sábados em diferentes territórios do município.
Cadastro atualizado assegura benefício
A administração municipal sumareense reforçou a importância de manter o cadastro atualizado para assegurar a continuidade dos benefícios sociais e evitar bloqueios indevidos.
Em caso de dúvidas, os moradores podem procurar a Central do Cadastro Único de Sumaré, localizada na Avenida Luís Frutuoso, nº 448, na Vila Santana, região central da cidade, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3873-1120.





