sexta-feira, 26 abril 2024

Posto tem fila e aglomeração para fazer exame

O posto de saúde da Vila Linópolis tem registrado fila e aglomeração para coleta de exames, de pessoas em jejum, o que aconteceu no último sábado (20), em Santa Bárbara. Sem comer nada desde a noite anterior, muitos aguardaram de pé por horas para serem atendidos no laboratório da unidade. Dois vereadores denunciaram o caso. Segundo morador, é constante a lotação na unidade. A prefeitura não se pronunciou sobre a situação.

O vereador Celso Ávila (PV) citou o caso na sessão de terça-feira (23). “No sábado pela manhã, no posto da Linópolis, tinha praticamente 200 pessoas para fazer um exame laboratorial, pessoas de idade, de jejum. Uma unidade de saúde amparando essa quantidade de pessoas”.

Celso relatou que foi até o local e que, como tinha muita gente, muitos idosos não conseguiram fazer o exame e não tinham se alimentado, por conta do jejum. “Foi desumano o que eu vi, uma senhora de 84 anos me pedindo ajuda, porque não comia desde 7h da noite do dia anterior, e já era 11h da manhã e não podia comer porque estava na fila”.

O vereador fez requerimento pedindo para a prefeitura abrir mais unidades de saúde aos sábados. “Por que só coleta exames ali no Linópolis e no Vista Alegre? Queria entender isso. Tinha gente de todos os bairros, por que não abrem as unidades de saúde destes bairros?”, questiona.

Celso encerrou. “É um desrespeito com os profissionais de saúde também. Eu confio na Secretária de Saúde, sei que ela vai ter uma justificativa, é o que espero”.

Nilson Araujo (PSD) citou as filas. “Já foi falado, e eu passei no laboratório esta semana. Superlotado, super. Pessoas de jejum há mais de 12 horas. Não pode deixar isso acontecer, já fiz requerimento, não podemos deixar que haja aglomerações nestes locais. Temos que dar exemplo”.

SITUAÇÃO CAÓTICA

Alan Antonio Francisco, 38, estava no local com sua mãe idosa. “Tinha gente que chegou 6h e estava esperando para fazer os exames e saindo de lá só depois das 11h. É uma situação muito caótica do laboratório do postão da Linópolis. A prefeitura poderia abrir pequenos laboratórios de coleta, ou colher nos postinhos dos bairros”.

Segundo o morador, a unidade de saúde está sempre lotada. “No sábado tinha mais de 300 pessoas. Minha mãe teve de pagar exame particular. Tem gente que vem do Cruzeiro do Sul, do Sapezeiro, Cidade Nova, Vila Greco, de tudo quanto é bairro. Então lota, superlota, é 100, 200, 300 pessoas”.

A mãe de Alan espera exame de colonoscopia há mais de dois anos. “Sou diabético, hipertenso e cardíaco, tenho lúpus, preciso fazer exames de sangue frequentemente para controle. E aí tenho que ficar esperando seis meses, não posso esperar. Tem exame de vista que aguardo há quatro anos, pedi e ‘repedi’. A saúde aqui piorou, a situação é grave. Leva cinco, seis meses para marcar uma consulta”, listou.

OUTRO LADO

A prefeitura foi questionada do ocorrido e se cogita abrir mais unidades de saúde aos sábados, mas a administração ainda não respondeu.

Há duas semanas, o prefeito Rafael Piovezan (PV) anunciou a criação do programa “Seu Exame”. O programa da prefeitura oferecerá 30 mil exames e procedimentos gratuitos ao cidadão barbarense, com investimento de cerca de R$ 3 milhões.

O programa reúne exames e procedimentos de diversas especialidades médicas. Serão oferecidos ultrassonografias, ecocardiografias, endoscopias, colonoscopias, dentre outros, além de procedimentos.

“Com planejamento, realizamos no início deste ano um diagnóstico que apontou as necessidades relacionadas aos exames e procedimentos. Lançando este programa, que credenciará diversas clínicas, traremos um novo conceito”, comentou o prefeito.

“Vamos oferecer 30 mil exames, muitos que são de responsabilidade do governo do estado de São Paulo, que foram suspensos por conta da pandemia ou apresentam uma fila histórica de atendimento. Vamos assumir mais esta responsabilidade, entendendo o quanto isso é importante para o cidadão barbarense, acrescentou Rafael.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também