sexta-feira, 22 novembro 2024
ELEIÇÕES 2024

Prazo para regularizar o título de eleitor vai até 8 de maio; veja como fazer

O prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o limite para que os cidadãos possam exercer o direito do voto nas eleições municipais de outubro
Por
João Victor Viana
Foto: Miguel Silva / Rede TODODIA

2024 é ano eleitoral. Nos próximos meses os candidatos começarão as campanhas e no dia 6 de outubro, os mais de 152 milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para decidirem seus representantes municipais. E para exercer o direito ao voto, o eleitorado que tiver pendências, precisa regularizar sua situação até o dia 8 de maio.

O prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a data limite para emitir a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral.

A relevância de estar em dia nesse quesito vai além do voto nas urnas. Os cidadãos que não tiverem o título de eleitor válido, não conseguem tirar ou renovar o passaporte, além de prejudicar no ingresso em uma nova empresa, por exemplo.

Segundo Márcio Ushida, chefe dos cartórios eleitorais de Americana, as principais irregularidades apuradas são, a ausência em eleições sem a devida justificativa e o cancelamento do título por falta de presença na revisão do eleitorado, ou até casos mais raros, como a duplicidade de títulos.

Como fazer a regularização?

Existem duas maneiras para conseguir a regularização, uma delas é através do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site tse.jus.br. Clique em “Título Eleitoral”, e posteriormente busque a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”.

Também é possível fazer o processo de forma presencial no cartório eleitoral, é preciso estar munido dos documentos: RG e um comprovante de endereço recente, de preferência, no nome do eleitor ou no nome dos pais, para os mais jovens.

O eleitor que completará ou já completou 19 anos este ano, precisa ter em mãos o certificado de alistamento militar.

Para quem tem a intenção de transferir a cidade onde vota, o prazo do dia 8 de maio continua o mesmo. O processo também é bem parecido, com a mesma documentação base.

Urnas estão passando por testes

Já realizando os atendimentos presenciais, os cartórios do estado de São Paulo estão, neste momento, em processo de testes nas urnas eletrônicas. Atualmente, a cidade de Americana possui em torno de 570 urnas.

“A cada três meses, seja ano eleitoral ou não, nós realizamos testes exaustivos no funcionamento das máquinas. Se acontece de uma urna apresentar defeito, ela é separada e feita a manutenção ou troca”, disse Ushida, que ainda detalhou que os problemas mais recorrentes são os botões, os sinais sonoros e a bobina que emite o boletim.

Até outubro, mais um teste será feito para que as máquinas estejam em pleno funcionamento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também