
O prefeito Murilo Félix (Podemos) anunciou, nesta segunda-feira (5), a ampliação e melhorias no trabalho dos agentes de trânsito de Limeira. O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito, que neste ano terá como foco a segurança de pedestres e motociclistas.
As medidas anunciadas pelo prefeito incluem a convocação de agentes de trânsito aprovados em concurso, a remodelação de uniformes e viaturas seguindo o padrão nacional, melhorias na sinalização viária e a capacitação de guardas municipais para atuarem no apoio à orientação e fiscalização do trânsito.
Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga-SP), 57 pessoas perderam a vida no trânsito em Limeira no ano passado, a maioria delas motociclistas.
“As ações educativas são fundamentais para mudar comportamentos. Nosso foco está, especialmente, nos motociclistas e pedestres, que são os mais vulneráveis no trânsito”, ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana, Celso Gonçalves.
O Maio Amarelo em Limeira terá como destaque neste ano a aplicação da Lei Municipal 6.268/2019, de autoria do vereador Nilton Santos, que instituiu a campanha “Pé na Faixa”, voltada à conscientização e ao incentivo à travessia segura de pedestres e ao respeito à faixa de segurança por motoristas.
“Em várias cidades do país, como Brasília, vemos relatos de um respeito permanente à faixa de pedestres. Nosso objetivo com essa lei é, por meio da educação no trânsito e da mudança de comportamento, tornar nossa cidade mais segura”, declarou Nilton Santos.
O lançamento do Maio Amarelo ocorreu na Praça Toledo de Barros, onde foi realizada uma blitz educativa.
“Além da campanha de conscientização, estamos anunciando uma série de ações integradas para tornar o trânsito de Limeira mais seguro para todos: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, afirmou o prefeito Murilo Félix durante entrevista.
Além do prefeito, também estiveram presentes o vereador Nilton Santos, o secretário de Mobilidade Urbana, Celso Gonçalves, o secretário de Comunicação Social, Bruno Cunha, o assessor executivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Márcio Barhun, o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Herlon de Paula, e o presidente do Sinecol, Paulinho da Silva, além de agentes de trânsito, guardas municipais e servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana.