Menos de uma semana depois de assumir a Prefeitura de Paulínia, o prefeito interino Ednilson Cazellato, o Du Cazellato (PSDB), iniciou ontem uma reforma administrativa na gestão do Executivo e exonerou somente do primeiro escalão 14 secretários dos 21 que integravam o governo anterior, do prefeito cassado Dixon Carvalho (PP).
Cazellato também definiu o corte de dez Chefes de Gabinete, além de outros 17 Assessores Especiais de Políticas Públicas, totalizando 41 cargos. Hoje, as exonerações vão atingir mais de 250 servidores comissionados (cargos de confiança), que ocupam diretorias de departamento e outras funções.
Segundo a Administração, os cortes atendem ao acórdão de uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) movida pelo MP (Ministério Público), que aponta irregularidades na atual estrutura administrativa da prefeitura.
Além disso, o prefeito interino diz que a atual de folha de pagamento está infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, com um gasto que excede o limite máximo permitido. Não foram revelados valores e índices.
Cazellato foi empossado no dia 7 de novembro, depois que a Justiça Eleitoral local determinou vago o cargo de Dixon Carvalho e de seu vice-prefeito, Sandro Caprino (PRB), cassados por irregularidades na campanha de 2016. Carvalho recorre da condenação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília (DF), para retomar o cargo.
Na avaliação de Cazellato, para superar esse momento difícil é necessária a compreensão de todos, principalmente para atender os questionamentos da Justiça, tanto no âmbito do quadro de servidores comissionados, como também dos gastos resultantes da folha de pagamento.
“Precisamos aproveitar esse momento de transição para acabarmos, de uma vez por todas, com as pendengas e irregularidades que a prefeitura está enfrentando e já foram apontados pelos órgãos responsáveis”, explica o interino.
A prefeitura ainda não esclareceu se os cargos que sofreram baixas serão repostos de alguma forma futuramente. A gestão também não soube avaliar os impactos das demissões nas áreas afetadas.