O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), nomeou os novos secretários municipais de Governo, Educação e Habitação nesta sexta-feira (14), mesmo dia em que exonerou “a pedido” os assessores anteriores. Zezé utilizou peças que já estavam na própria gestão e na prefeitura de Hortolândia.
As escolhas foram oficializadas pelo prefeito no mesmo dia em que ele exonerou três secretários e uma diretora de departamento em decorrência da Operação “Coffee Break” da PF (Polícia Federal), deflagrada na última quarta-feira (12).
Para a pasta de Governo, até então ocupada pelo vice-prefeito Carlos Augusto Cesar, o Cafu (PSB), o chefe do Executivo nomeou o servidor municipal Gerson Ferreira, que ocupava o cargo de secretário adjunto de Inclusão Social.
Para a Secretaria de Educação, o prefeito nomeou a professora e servidora municipal Simone Locatelli, que possui trajetória consolidada na rede pública e conhecimento técnico da área.
Na Habitação, assume o atual secretário-adjunto Renato Franceschini, que já integrava a equipe técnica da pasta e agora passa a comandá-la oficialmente.

Outras “trocas de peças” na gestão
A movimentação interna abriu espaço para o ex-vereador Lenivaldo Pauliuki, que estava na diretoria do Fundo Social, assumir a secretaria-adjunta de Inclusão Social.
Para reforçar a estrutura administrativa, o prefeito convidou a advogada Sidneia Aparecida dos Santos para dirigir o Departamento de Almoxarifado e Patrimônio.
Além disso, Marco Antonio Nascimento assume a Diretoria de Gestão de Contratos, área estratégica para o acompanhamento dos processos administrativos e de compras públicas.
Prefeito justifica “escolhas técnicas”
Ao anunciar os novos integrantes da equipe, o prefeito Zezé Gomes destacou a importância de assegurar a continuidade administrativa e fortalecer a gestão com profissionais experientes.
Segundo ele, as nomeações priorizam servidores de carreira e pessoas com conhecimento técnico, garantindo que as políticas públicas sigam avançando sem interrupções. “Seguimos trabalhando com seriedade, responsabilidade e total transparência. Hortolândia continuará no rumo certo, com uma gestão comprometida com a legalidade e com o bem-estar da população”, afirmou o prefeito.

Nomeados substituem citados em ação da PF
As nomeações acontecem após a exoneração, na manhã da sexta-feira (14), dos secretários Cafu Cesar (Governo), Fernando Moraes (Educação) e Rogério Mion (Habitação), além de Carla Ariane Trindade, diretora de Almoxarifado e Patrimônio. Os dois primeiros seguiam presos preventivamente nesta sexta-feira.
Segundo a atual gestão, “as exonerações foram realizadas a pedido dos próprios gestores para que possam apresentar suas defesas no âmbito da Operação ‘Coffee Break’, deflagrada pela PF (Polícia Federal) com apoio da CGU (Controladoria-Geral da União), que apura suspeitas de irregularidades em contratos públicos”.
A atual administração ainda reiterou que “tem colaborado integralmente com as investigações, disponibilizando todas as informações e documentos solicitados pelos órgãos de controle”. Por fim, reforçou novamente que “todos os processos licitatórios seguem estritamente a legislação vigente, pautados pela transparência e pela responsabilidade pública”.





