quinta-feira, 2 janeiro 2025
Eleições 2024

Prefeitos, vices e vereadores eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1°)

Após a posse dos prefeitos e vices, os vereadores se reúnem para realizar a primeira sessão do ano, onde elegerão a mesa diretora do biênio 2025-2026
Por
Felipe Gomes
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1°), os municípios da região se preparam para a cerimônia de posse dos prefeitos, vices e vereadores eleitos nas eleições municipais deste ano. O rito é crucial para a democracia brasileira, pois não simboliza apenas o início dos novos mandatos, mas também se transforma em um espaço de participação para a população, levando em consideração que as sessões serão abertas ao público.

Em Americana, a cerimônia será realizada no Teatro Municipal “LuLu Benencase”, a partir das 16h, sob a condução do vereador Juninho Dias (PSD). Já em Santa Bárbara, o ato ocorrerá no Teatro Municipal “Manoel Lyra”, às 10h, presidido pela vereadora Esther Moraes (PV). Nova Odessa também terá sua posse às 10h, no auditório do Instituto de Zootecnia, comandada pelo vereador mais votado, Oséias Jorge (PSD).



Hortolândia dará início à sua sessão solene às 9h na Câmara Municipal, com a presidência do vereador Edivaldo Souza Araujo (PP). Em Piracicaba, os novos gestores se reunirão às 10h no Salão Nobre Helly de Campos Melges, sob a condução do vereador Dr. Ary Pedroso (PL). Paulínia também terá sua cerimônia às 10h na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Pedro Bernarde (DC).



Em Sumaré, a posse ocorrerá no Clube Recreativo da Câmara Municipal às 10h, sob a presidência do vereador Alan Leal (PRD). Por fim, Campinas realizará sua cerimônia na Câmara Municipal às 10h, presidida pela vereadora Amélia Naomi (PT).

Como funciona a cerimônia de posse

Durante as cerimônias, os novos gestores prestaram um juramento público, comprometendo-se a cumprir suas funções com dedicação e respeito à Constituição. Esse momento solene é seguido pela entrega oficial dos diplomas aos eleitos e por discursos onde geralmente são apresentados os planos para o mandato.

Após as posses, os vereadores se reúnem para realizar a primeira sessão do ano, onde elegerão a mesa diretora do biênio 2025-2026 e comporão as comissões permanentes. A mesa é composta por presidente, dois vice-presidentes e dois secretários e é responsável por elaborar pautas das sessões ordinárias e enviar relatórios financeiros ao Tribunal de Contas, propor a criação ou extinção de cargos e elaborar o planejamento orçamentário do legislativo.

Já o presidente da Câmara é responsável por dirigir os trabalhos legislativos, fiscalizar o cumprimento do Regimento Interno, desempatar votações, promulgar resoluções, decretos e leis e representar a Câmara.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também