terça-feira, 10 setembro 2024

Prefeitura dá início à instalação de 14 novos radares em Sumaré

A SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) de Sumaré iniciou na última semana a instalação do novo sistema de fiscalização eletrônica de trânsito da cidade. Serão sete radares fixos, seis equipamentos de controle de avanço semafórico e um radar estático, a serem implantados nas principais vias urbanas da cidade.

Em todos os pontos em que os aparelhos estão sendo fixados, será realizada a sinalização adequada e necessária de trânsito.

Após o término da fase de instalação dos equipamentos, antes de entrarem em funcionamento efetivo, haverá ainda uma aferição por parte do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Os aparelhos entrarão em funcionamento em data prévia, ainda não informada, mas que deverá ser amplamente comunicada à população, segundo a prefeitura.

Os equipamentos fixos serão instalados nas áreas onde a Secretaria constatou o risco de acidentes e incidência frequente de desrespeito à sinalização. Os equipamentos fotografam o modelo do veículo, a placa, a velocidade, o dia e horário no qual a infração foi cometida.

Os radares fixos terão limite de velocidade de 50km/h e estarão em seis avenidas e na Estrada Municipal Mineko Ito (veja no quadro)

Já os aparelhos fiscalizadores de avanço de sinal vermelho semafórico e parada sobre a faixa de pedestres encontram-se nos seguintes cruzamentos: Avenida Júlia Bufarah com Praça da República; Avenida Rebouças com Avenida Ivo Trevisan, sentido bairro/Centro; Avenida da Amizade, 3.000 (hospital), sentido Centro/bairro; Avenida Emílio Bosco com Rua São Matias; Avenida Rebouças com Rua Marcelo Pedroni, sentido bairro/Centro; Avenida 3M com Praça Lions Club.

O radar estático poderá estar em um dos 18 pontos determinados pela cidade, tendo o local alterado diariamente, de acordo com a necessidade da Administração.

A concorrência pública para contratação da empresa que executa o projeto também prevê a instalação de 15 pontos que podem servir de base para novos radares, chamados de “pontos de infraestrutura”.

Tais estruturas servem apenas para assegurar locais de liberação de radares em um possível sistema de rodízio, que pode operar conforme a necessidade técnica e operacional da SMMUR, podendo ter locais alterados em decorrência de mudanças das condições de segurança viário no município.

“Os dispositivos têm a função de educar e proteger os motoristas e motociclistas, já que esses equipamentos contribuem para a segurança dos condutores e também da de pedestres e ciclistas. A ideia é fazer com que os condutores reduzam a velocidade, contribuindo assim para a diminuição dos acidentes em nossa cidade”, comentou o prefeito Luiz Dalben (PPS).

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também