A Prefeitura de Americana informou que acabou de receber 2.290 doses da vacina da AstraZeneca Oxford. As doses que chegaram nesta terça-feira (26) de manhã serão aplicadas nos profissionais da linha de frente ao combate ao novo coronavírus.
Essas doses representam o rateio das duas milhões de doses enviadas pela Índia ao Brasil.
Semana passada, Americana já havia recebido 3 mil doses da vacina Coronavac, produzida em parceria entre o Instituto Butatan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac. Portanto, a cidade recebeu até agora 5.290 doses.
“Continuamos a seguir o protocolo de vacinação iniciado na última sexta-feira (22)”, informou a prefeitura. Os primeiros vacinados serão os profissionais de Saúde, informou o secretário Danilo Oliveira.
O secretário de Saúde de Americana, Danilo Oliveira, informou que o quantitativo é menor do que o público-alvo dos profissionais de saúde. Por isso, será feita divisão para hospitais para dar apoio e ampliar o número de profissionais de saúde imunizados.
Segundo o secretário, na sexta-feira da semana passada a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) autorizou a liberação das 4,1 milhões de doses produzidas pelo Butatan. Então acredita que mais doses devam chegar na cidade nesta semana.
“A gente está esperançoso sim que tenha uma nova remessa. Claro, chegando a nova remessa a gente vai distribuir para os profissionais de saúde gradativamente até que a gente possa cumprir conforme protocolo do governo do Estado, 100% dos nossos profissionais de saúde”, disse Oliveira.
Além disso, avaliou o ritmo da vacinação até agora. A média tem sido de aplicação de 80% das doses disponibilizadas por dia. Alguns profissionais não são imunizados no dia previsto porque não se encontram de plantão. Neste ritmo, o secretário de saúde acredita que as três mil doses da remessa anterior sejam aplicadas até sexta-feira (29). “É muito positivo o saldo da vacinação”, disse o médico.
O último balanço divulgado nesta segunda-feira (25) mostrava que a campanha já havia vacinado 765 pessoas, sendo 633 profissionais que atuam em hospitais particulares, Hospital Municipal e PA Zanaga (Unidade de Pronto-Atendimento) e 132 idosos residentes em ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos). Com a etapa desta segunda, o município contemplou até agora 1.485 indivíduos vacinados.
Nesta segunda, o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas informou que a região deve receber 44,9 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca).
O governo do Estado de São Paulo havia anunciado segunda-feira a distribuição de 501 mil doses da vacina aos GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica).