segunda-feira, 27 outubro 2025
HABITAÇÃO SOCIAL

Prefeitura de Hortolândia entrega 500 títulos de propriedade a famílias do Jardim Boa Esperança

Maior programa de regularização fundiária da história da cidade beneficiará 1.400 moradias
Por
Vagner Salustiano
Cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores. Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia entregou, na quarta-feira (22), os primeiros 500 títulos de regularização fundiária para famílias do Jardim Boa Esperança. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara Municipal e marcou a primeira fase do processo, que totalizará 1.400 documentos de posse.

As novas matrículas individuais, registradas oficialmente no Cartório de Sumaré, garantem a propriedade legal dos imóveis, encerrando um processo iniciado há vários anos. Para os moradores, o momento representa o fim de uma longa espera. “Vivemos há mais de 15 anos no Jardim Boa Esperança e a sensação de estarmos regularizados é indescritível”, relatou a técnica de enfermagem Edileuza Gomes, de 44 anos.

Meta: 7 mil imóveis regularizados até 2028
Desde 2021, cerca de 5 mil títulos de propriedade já foram entregues pela administração municipal a famílias de diferentes bairros. A meta da gestão é alcançar 7 mil imóveis regularizados até 2028. Segundo a prefeitura, o programa garante segurança jurídica, estabilidade e acesso a crédito e financiamento para melhorias nas residências.

Iniciativa iniciada por Angelo Perugini
Durante o evento, o prefeito Zezé Gomes (Republicanos) destacou que o processo de regularização começou ainda na gestão do ex-prefeito Angelo Perugini. “A escritura é a dignidade da família. É muito gratificante ver todos felizes neste momento. Este governo já contemplou mais de cinco mil famílias e ainda vamos avançar muito mais”, afirmou o prefeito.

O secretário de Habitação, Rogério Mion, reforçou o significado da entrega. “Caminhamos muito na região do Boa Esperança para chegar até aqui. Este é o dia da segurança da casa de todos. É fruto de esforço e dedicação, com foco no cuidado com as pessoas.”

No total, 1.400 famílias da antiga ocupação devem receber seus títulos de posse. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Próximas regularizações: Monte Sinai
Entre as áreas que ainda passarão pelo processo de regularização está o assentamento Monte Sinai, que abriga cerca de 650 famílias em uma área de 85 mil metros quadrados. A Câmara aprovou recentemente a doação do terreno pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), um passo essencial para legalizar os imóveis.

A expectativa é que, ao fim do processo, as famílias recebam o documento definitivo de propriedade, com parte da área preservada para garantir equilíbrio ambiental e qualidade de vida aos moradores.

Atendimento e informações
Moradores com dúvidas sobre regularização fundiária podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Habitação pelo WhatsApp (19) 99635-4274 ou pelos telefones (19) 3965-7810, 3965-7806, 3965-7804 e 3965-7811.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também