sexta-feira, 22 novembro 2024
NOVAS AÇÕES

Prefeitura de Nova Odessa acirra ‘guerra’ contra o mosquito transmissor do vírus da dengue

Já são 299 casos positivos neste ano – ainda que muitos dos pacientes atendidos nas duas unidades de Pronto Atendimento do município
Por
Redação
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

A guerra contra o mosquito transmissor do vírus da dengue continua diariamente, em Nova Odessa. Diversos setores da Prefeitura atuam no combate e/ou no esclarecimento sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, e a situação epidemiológica atual da cidade e do Estado foi tema de uma longa reunião entre os secretários municipais nesta terça-feira (5). Novas ações estão sendo planejadas, sempre em apoio à atuação do recém-nomeado Comitê Intersetorial de Arboviroses da Prefeitura.

O próprio Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde, decretou nesta terça-feira situação de emergência em Saúde Pública para a dengue, após o COE (Centro de Operações de Emergências) recomendar a medida, uma vez que o Estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes.

Em Nova Odessa, já são 299 casos positivos neste ano – ainda que muitos dos pacientes atendidos nas duas unidades de Pronto Atendimento do município não sejam encontrados posteriormente, pelas equipes de busca ativa, nos endereços informados.

Mesmo assim, as orientações sobre a importância da eliminação dos criadouros de dentro dos imóveis (onde estão até 90% das larvas do mosquito) estão sendo ampliadas, com campanha de mídia e redes sociais, palestras em escolas e panfletagem em eventos coletivos. Nada menos que 30.000 panfletos estão sendo distribuídos, e faixas de alerta estão sendo espalhadas por todas as regiões da cidade.

A Vigilância Epidemiológica da Saúde Municipal acaba de desenvolver e distribuir, na Rede Pública, um novo e detalhado “Fluxograma de Manejo Clínico da Dengue”, com todas as etapas do atendimento aos pacientes suspeitos.

“Ontem nos reunimos com a Secretaria de Saúde, para definir estratégias no atendimento de dengue. Estamos padronizando alguns fluxos de atendimento, para atender melhor a população, com todos os profissionais seguindo a mesma direção na conduta dos casos”, justificou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Faciulli.

Apenas na última sexta-feira (1º), “Dia D” estadual no combate ao mosquito, a equipe do Setor de Zoonoses da Prefeitura visitou e vistoriou 198 residências no Jardim Bela Vista, removendo materiais que poderiam acumular água parada e orientando os moradores.

No sábado (2), a equipe fez um “arrastão” contra a dengue em outro bairro, o Green Village, no qual 57 imóveis foram visitados e vistoriados, removendo um caminhão cheio de materiais inservíveis.

Entre sábado e domingo, Agentes de Saúde e Agentes Comunitários da Prefeitura realizaram panfletagem nos supermercados Pague Menos e São Vicente, e no mutirão do Programa Municipal de Castração que aconteceu em uma escola do Jardim Alvorada.

Por determinação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), novas ações estão sendo preparadas para os próximos finais de semana.

E as equipes antidengue do Setor de Zoonoses da Prefeitura mantêm o trabalho casa a casa diariamente, todos os dias úteis, durante o qual reforçam o apelo para que a população faça a sua parte e elimine de imóveis e quintais todo e qualquer material que possa acumular água parada – inclusive ralinhos, calhas e trilhos de box de vidro.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também