O prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) assinou, na sexta-feira (16), a ordem de serviço que autoriza o início das obras da nova Policlínica de Sumaré, viabilizada por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Realizada no Centro Administrativo de Nova Veneza, a cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e representantes do Ministério da Saúde em São Paulo e da Caixa Econômica Federal.
A nova unidade da Rede Municipal de Saúde deve ampliar e qualificar o atendimento especializado à população, oferecendo consultas com médicos especialistas, exames e pequenos procedimentos — aqueles que não exigem internação.
A Policlínica funcionará como apoio diagnóstico e terapêutico às redes Municipal e Estadual de Saúde, contribuindo para “desafogar” a demanda das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade e das clínicas e hospitais de referência da região, como o próprio HES (Hospital Estadual de Sumaré).
A obra será executada em uma área municipal localizada na Estrada Municipal Mineko Ito, também conhecida como “Estrada do Barreiro”, na região de Nova Veneza.
O investimento previsto é de R$ 14.990.434,30, em recursos do Governo Federal, além do valor do terreno cedido pela Prefeitura. A unidade terá aproximadamente 3.000 metros quadrados de área construída, com consultórios, salas de vacinação, farmácia, áreas administrativas e espaços de acolhimento à população.
Equipe técnica viabilizou o convênio
A parceria foi garantida por meio do trabalho da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, desde o cadastramento do pedido até o atendimento a todos os requisitos exigidos pelo Ministério das Cidades.
Segundo a gestão municipal, a nova Policlínica oferecerá atendimento em diversas especialidades, como angiologia, cirurgia geral, urologia, neurologia, mastologia e gastroenterologia, além da realização de exames como endoscopia, tomografia, eletrocardiograma e mamografia.
O novo serviço terá, portanto, “papel estratégico para o diagnóstico precoce, o acompanhamento de doenças crônicas, a redução de encaminhamentos hospitalares e o aumento da eficiência do sistema público de saúde”.
“O início dessa obra representa mais dignidade, mais cuidado e mais eficiência para a saúde de Sumaré. Vamos ampliar a oferta de consultas, exames e procedimentos e, ainda este ano, queremos iniciar as obras do nosso Hospital Municipal, que será viabilizado por meio de uma PPP, tirando do papel mais uma grande entrega para a cidade”, destacou o prefeito Henrique do Paraíso.
“Amplos investimentos” na Rede de Saúde
A nova Policlínica de Sumaré integra um conjunto mais amplo de investimentos em saúde pública viabilizados para o município, que inclui a construção de novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) e melhorias na rede já existente, com foco no atendimento humanizado e na ampliação da capacidade do sistema.
O prefeito afirmou ainda que, com a assinatura da ordem de serviço da nova Policlínica, “Sumaré dá um passo importante para fortalecer a atenção secundária em saúde, estruturando o atendimento ambulatorial especializado e reunindo diversos serviços em um único espaço”.
Ele também parabenizou a equipe técnica da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, que, segundo ele, “é a verdadeira responsável por essa conquista, pela excelência do trabalho realizado”.
“E, acima de tudo, agradeço a Deus pela sabedoria e discernimento para seguirmos entregando obras em toda a cidade. Com a Policlínica, vamos ampliar consultas, exames e pequenos procedimentos, sem necessidade de internação, garantindo mais agilidade e cuidado ao nosso povo”, completou Henrique do Paraíso.






