sábado, 14 setembro 2024
DESENVOLVIMENTO URBANO

Prefeitura de Sumaré realiza novas audiências públicas para revisão do Plano Diretor

Novo ciclo ocorreu nos dias 11, 12 e 13; em entrevista à Rede TODODIA, o secretário de governo do município, Odair Dias (PSDB) ressaltou a importância da participação da população
Por
Nayara Lourenço
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sumaré, realizou, nesta semana, um novo ciclo de audiências públicas para a revisão do Plano Diretor. As audiências ocorreram nos dias 11, 12 e 13, com a participação de diversas autoridades, entidades de classe, integrantes de conselhos municipais, organizações da Sociedade Civil, estudantes e a população em geral.

Em entrevista à Rede TODODIA, o secretário de governo de Sumaré, Odair Dias (PSDB) explicou sobre a revisão do Plano Diretor. “O Plano Diretor determina o que vai acontecer na cidade, principalmente no sistema viário, uso e ocupação de solo, enfim, o desenvolvimento da cidade nos próximos anos. Existe, legalmente, uma previsão de revisão a cada 10 anos, e ele é feito com a validade de 20 anos. Nós estamos na reta final da elaboração do nosso Plano Diretor, onde tivemos 55 reuniões e 6 audiências públicas, além da disposição no site da prefeitura e outros atendimentos à população, para dar transparência e para que possamos agir da forma mais assertiva possível”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Odair Dias, as audiências públicas tiveram grande adesão da população. “O saldo foi extremamente positivo, porque houve a participação popular, e é isso que a gente realmente precisa. Quem está no comando do município, vai agir não pela própria cabeça, mas pelo entendimento do que a população deseja e precisa […] várias das alterações que vão acontecer, são decorrentes das solicitações da população, mas vale ressaltar que o Plano Diretor foi elaborado por pessoas técnicas, a população vem para fazer as suas sugestões e isso é muito bem recebido”, explicou Odair.

“A gente consegue falar da expansão urbana dentro do município, uma expansão ordenada. Isso tudo está sendo organizado. Também estamos falando de parcelamento, uso e ocupação de solo, além da infraestrutura e todos os detalhes importantes. Temos que ter preocupação com a nossa e as próximas gerações”, complementou o secretário.

Após análise da equipe técnica, vai ser aberto, na Câmara Municipal de Sumaré, o protocolo do Plano Diretor como um projeto de lei, onde ele permanece por 60 dias. Cumprido este prazo, o projeto passa pelas últimas adequações, para ser votado pelo Poder Legislativo.

Foto: Wagner Max
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também