A Prefeitura de Americana entregou essa semana o novo posto de ESF (Estratégia de Saúde da Família) na Praia Azul, em substituição ao antigo “Posto 2”. Na inauguração, o prefeito Omar Najar (MDB) e o vereador Léo da Padaria (PV) falaram sobre a possibilidade de estender o horário de funcionamento da unidade, medida vista com bons olhos pelo futuro prefeito Chico Sardelli (PV).
A nova unidade está localizada à Rua Maranhão e possui 547 metros quadrados de construção. A obra estava paralisada havia quase uma década e teve o projeto reformulado para conclusão em parceria com a iniciativa privada, com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Em vídeo publicado nas redes sociais durante a inauguração, o prefeito Omar e o vereador Léo da Padaria, que tem base eleitoral na região, falaram na possibilidade de expansão do horário de atendimento da unidade no próximo ano.
“A região da Praia Azul cresceu muito, e a gente precisava de um posto com mais estrutura, foi um pedido da população que levei ao senhor, prefeito. Agora, espero que o prefeito Chico Sardelli faça ele funcionar até as 22h pelo menos, para desafogar o atendimento no hospital municipal”, disse o vereador.
Omar concordou, destacando a distância entre o bairro e o HM. “É uma viagem quase, então é melhor ter o posto aqui no bairro”, disse Omar.
A dupla parece estar alinhada com o futuro prefeito Chico Sardelli, que disse em nota que não só pretende ampliar o atendimento até as 22h como torná-lo 24h.
“Queremos implantar uma unidade de saúde com atendimento 24h na região da Praia Azul. A transição de governo ainda não começou e esta mudança depende de uma análise mais apurada, mas se a prefeitura tiver os recursos financeiros e humanos necessários, e se a estrutura física for adequada, não vejo motivos para não fazê-la na nova ESF”, afirmou o prefeito eleito.
ESTRUTURA
A nova unidade conta com seis consultórios, sendo um para odontologia, além de diversas salas para procedimentos como, coleta para exames, inalação, curativo vacina, esterilização e expurgo. Também contempla salas para almoxarifado, arquivo de prontuários e serviços administrativos.
Além disso, o local ainda dispõe de uma sala para os agentes comunitários de saúde, uma farmácia, banheiros para funcionários e pacientes, uma copa e um depósito para materiais de limpeza.
O atendimento da antiga ESF, na Rua Pará, próximo à orla da represa do Salto Grande, agora será realizado nesta nova unidade, que também irá abranger todos os bairros que compõem a região da Praia Azul.