Domingo, 24 Outubro 2021

Prefeitura quer alargamento do Viaduto Amadeu Elias

Prefeitura quer alargamento do Viaduto Amadeu Elias

A Prefeitura de Americana cobra da Rumo Logística o alargamento do Viaduto Amadeu Elias, no Centro, como alternativa para retomar o fluxo nos dois sen
A Prefeitura de Americana cobra da Rumo Logística o alargamento do Viaduto Amadeu Elias, no Centro, como alternativa para retomar o fluxo nos dois sentidos no local. A obra estaria contemplada em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre o Poder Executivo e a operadora ferroviária, resultado da fusão entre a Rumo Logística e a antiga América Latina Logística (ALL). A construção de um novo viaduto foi confirmada pela empresa, que não estipulou prazos.

O trânsito sobre o Amadeu Elias tem sido motivo de discórdia entre motoristas e a Câmara de Vereadores desde a adoção de sentido único de direção, centro-bairro, no dia 12 de outubro. Apelos do Corpo de Bombeiros fizeram com que a prefeitura sinalizasse a implantação de uma terceira faixa sobre o viaduto, com uso prioritário da corporação, que poderá trafegar em sentido contrário. No entanto, a sinalização no local ainda não foi concluída.

As informações sobre as obras são do prefeito Omar Najar (MDB). De acordo com o Chefe do Executivo, seriam construídas duas novas faixas sobre a linha férrea, ao lado direito do viaduto, para quem trafega no sentido centro-bairro. "Existe um acordo em que ela (Rumo) tem a obrigação de fazer e estamos pressionando para fazer o alargamento do Amadeu Elias", disse Najar.

Segundo o prefeito, a obra seria feita com a demolição do prédio municipal onde funcionou uma das unidades da Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos). As novas faixas iriam "desembocar" onde hoje fica a sede da Gama (Guarda Municipal de Americana) e as modificações no local precisariam ser estudadas. "O pessoal tem reclamado muito do Amadeu Elias e a gente quer dar essa opção de alargar o Amadeu Elias nesta faixa", declarou.

O TODODIA procurou a assessoria de imprensa da Rumo, às 18h27 de ontem, para comentar as declarações do prefeito e detalhar a obra a ser feita no local. A empresa confirmou a previsão de construção de um novo viaduto para eliminar interferências rodoferroviárias dentro do projeto de duplicação do trecho ferroviário entre Campinas e Itirapina, passando por Americana.

Segundo a Rumo, "esse e os demais investimentos estão atrelados à renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, que já foi aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e atualmente está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). As obras serão executadas conforme o cronograma contratual e seguindo as devidas aprovações do Ibama no processo licitatório", como informou em nota.

 
 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 24 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/