terça-feira, 16 abril 2024

Procon e Prefeitura de Americana discutem queixas com empresas telefônicas

O secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri, e o diretor do Procon, José Francisco Montezelo, se reuniram ontem com representantes das empresas Tim, Claro e Vivo, prestadoras de serviços telefônicos com maior índice de reclamações no serviço municipal de defesa do consumidor. Segundo a prefeitura, o objetivo da reunião foi “tentar estabelecer ações em conjunto com as empresas, que reduzam os registros de queixas” dos consumidores. 

Segundo o Procon, só em 2018 foram 732 reclamações registradas em Americana contra empresas telefônicas (398 contra a Claro, 240 contra a Vivo e 94 referentes à Tim). Este ano, o número já está em 537 queixas contra as três no Procon. As principais reclamações são cobrança indevida ou abusiva, problemas com rescisão de contrato e portabilidade. 

“Ao analisar o ranking das reclamações no Procon de Americana, vemos que as empresas de telefonia lideram os registros e não podemos assistir a tudo isso e não tomar nenhuma providência. As mesmas queixas estão todos os meses e sabemos que essas empresas podem investir em melhorias”, comentou o secretário de Negócios Jurídicos, Alex Niuri. 

O vereador Thiago Brochi (PSDB), e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor na Câmara, também acompanhou a reunião. 

“O que percebemos é que as pessoas tentam, muitas vezes, resolver via call center, mas o problema não é resolvido, então procuram o Procon. Apesar dos investimentos das empresas, estes serviços são precários”, comentou o diretor do Procon, Montezelo. 

Segundo a prefeitura, os representantes das empresas explicaram, durante a reunião, alguns pontos e estabeleceram um cronograma de ações para que os problemas sejam sanados. 

“Nenhuma empresa gosta de receber reclamação, seja no call center ou no Procon, então nosso desejo é diminuir esses números cada vez mais. Neste primeiro momento, vamos treinar nossos atendentes junto ao Procon, além de habilitar os três pontos de atendimentos que temos no município para o atendimento ao consumidor do início ao fim, seja para a compra de um produto, até resolver alguma dúvida”, comentou a coordenadora de Ouvidoria da Claro, Camila Bernardes. 

A Vivo, representada na reunião pela analista de Relacionamento de Clientes, Luciana Macedo Ribeiro Nunes, disse que está à disposição do Procon para apresentar, em detalhes, várias frentes de atendimento que visam melhorar a experiência do cliente junto à empresa. 

A Tim, por sua vez, representada pela advogada Flávia Tamiko Villas Boas Minami de Sá, informou que a empresa cria mutirões de esclarecimentos em outros municípios e que a empresa está à disposição para participar de projetos em Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também