quarta-feira, 22 maio 2024
TREINAMENTO

Profissionais da Saúde de SBO participam de atualização sobre o teste de tuberculose

Treinamento abordou as técnicas do exame e interpretação do resultado, capacitando os profissionais
Por
Ana Flávia Defavari

Foi promovido nesta quinta-feira (15) pela Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste um treinamento de atualização para profissionais de enfermagem sobre o exame PDD (Purified Protein Derivative – Derivado de Proteína Purificada), também conhecido como teste tuberculínico.

A ação foi realizada no Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre” abordando as técnicas do exame e as interpretações de resultado tendo como objetivo capacitar os profissionais para realizar o exame.

Os profissionais receberam orientações sobre a indicação, administração, técnica, leitura e interpretação do resultado do exame PPD. Durante a aula, ministrada pela enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Miriã Tonus de Oliveira Alves, foi realizada uma ação expositiva e atividade prática sobre o tema.

Tuberculose
Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como Tuberculose, é uma doença infecciosa e transmissível que acomete principalmente os pulmões embora possa afetar outros órgãos e/ou sistemas.

O principal sintoma é a tosse, sendo seca ou produtiva (com catarro). Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também