
O Programa Beem (Bolsa Estágio Ensino Médio), do Governo do Estado de São Paulo, torna-se realidade em Cosmópolis com a participação de alunos de escolas estaduais. A iniciativa oferece bolsas e formação técnica em áreas como vendas e administração, com foco na inserção dos estudantes em empresas parceiras.
Oportunidade
Segundo o professor Reginaldo Berton, “o programa qualifica o aluno e permite que empresas o conheçam sem custos, abrindo caminho para futuras contratações”. Com cadastros feitos via plataforma estadual, basta regularização da empresa para receber estudantes em estágio.
Alunos aprovam
Alunos como Lorena, Uriel, Ana e Luiza relatam como o curso técnico traz confiança e experiência. “Me sinto preparada para o mercado”, opinou Lorena. Eles enxergam o Beem como diferencial para seus projetos de vida, seja na administração de um negócio ou em outras carreiras.
Atualmente, o projeto atende cerca 400 alunos em cinco escolas estaduais de Cosmópolis, mas o potencial é maior. A Secretaria de Educação local e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) buscam ampliar o número de empresas participantes, conectando jovens preparados ao mercado de trabalho.