quarta-feira, 19 junho 2024
BEM-ESTAR E LAZER

Programa “QualiVida” completa 6 meses e atende 2,3 mil pacientes

O intuito é estimular a prática esportiva, prevenir e minimizar as doenças ligadas ao sedentarismo, com a adoção de um estilo de vida saudável
Por
Redação
Foto: Divulgação

O “QualiVida” completa seis meses neste domingo (26). O programa intersetorial da Prefeitura que traz atividades em Áreas de Bem-Estar e Lazer de Santa Bárbara d’Oeste foi lançado pelo prefeito Rafael Piovezan no dia 26 de outubro do ano passado. A iniciativa atende pouco mais de 2,3 mil alunos, sendo 1.155 adultos e 1.153 crianças de seis a 17 anos. Hoje são 89 núcleos espalhados por 28 bairros, somando 137 turmas divididas em 20 modalidades.

Audacioso e visionário, o “QualiVida” tem como ponto de partida as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com núcleos de atividades físicas em diversos bairros, todos com a orientação de um profissional do esporte. Esses núcleos utilizam os espaços de bem-estar e lazer, entregues pela Administração Municipal, que já previam o uso da prática esportiva como forma de promoção à saúde física e mental da população, com foco na qualidade de vida.

Ao todo, 44 núcleos de atividades físicas estão instalados em áreas de bem-estar e lazer, equipados para atender as modalidades e todos os públicos, desde crianças até idosos, estimulando a interação social e o lazer e, consequentemente, a saúde integral. Entregues pelo prefeito Rafael Piovezan, as áreas beneficiam pessoas dentro e fora do “QualiVida”. Elas ficam nos bairros Jardim Mariana, Zabani, Mollon, Jardim Pérola, Residencial Furlan, Europa 2, Rua Croácia, Jardim das Palmeiras, Vila Linópolis, Jardim São Fernando, Jardim Santa Rita, Jardim Alfa, Jardim Esmeralda e Vila Rica, entre outros.

Por sua vez, o programa oferta as modalidades: Atletismo, Auto Cuidado e Bem Estar, Basquete 3×3, Caminhada, Condicionamento, Futebol, Futebol de areia, Futebol feminino, Futsal, Futvôlei, Handebol, Iniciação a Ginástica Artística, Karatê, Meditação, Minobol, Pilates, Quimbol, Vôlei, Vôlei de Praia e Yoga.

Segundo Piovezan, Santa Bárbara d’Oeste segue investindo todos os dias na saúde pública e no bem-estar, com foco em uma população vibrante, saudável e feliz. “É um dos projetos mais inovadores, de vanguarda e de cuidado com a saúde da nossa população. O ‘QualiVida’ tem sido um sucesso, com ampla participação das pessoas praticando as atividades esportivas, físicas e de treinamento. Programas como esse já ocorreram em países do primeiro mundo, como Canadá e Inglaterra, que tem um sistema de promoção de saúde muito parecido com o nosso – referência na área da saúde. É o que a gente deseja construir passo a passo. Nossa missão é construir em curto, médio e longo prazo melhorias na vida das pessoas, com qualidade de vida, resultando em uma sociedade mais saudável”, frisou.

Diretor de Cuidados Físicos e Bem Estar e o doutor em Educação Física pela Unicamp na área de Atividade Física, Adaptação e Saúde, Denis Modeneze ressaltou que Santa Bárbara d’Oeste tem um potencial de destaque no cenário nacional pela implementação de áreas dedicadas ao bem-estar e lazer de sua população adicionado ao “QualiVida”. Ele citou exemplos internacionais, como os das cidades canadenses de Vancouver, Toronto e Montreal, que demonstram que o investimento em espaços públicos de qualidade contribui significativamente para a melhoria do perfil de saúde dos cidadãos, reduzindo gastos com saúde a longo prazo e elevando a qualidade de vida de maneira geral.

“No Canadá, a integração de áreas verdes e espaços de lazer nas cidades tem sido uma política pública de sucesso, comprovada por estudos que mostram uma correlação direta entre o acesso a esses espaços e a redução de doenças crônicas, além de melhorias na saúde mental. Essas cidades são exemplos vivos de que o bem-estar coletivo começa com a criação de ambientes que incentivam estilos de vida saudáveis. Em Santa Bárbara, o programa Qualivida é um reflexo dessa filosofia”, explicou Modeneze, que também é pesquisador membro do Grupo de Estudos em Qualidade de Vida, Atividade Física e Saúde.

Foto: Divulgação


O intuito é estimular a prática esportiva, prevenir e minimizar as doenças ligadas ao sedentarismo, com a adoção de um estilo de vida saudável. E tem dado resultado para a agente comunitária de Saúde do Complexo Regional de Saúde do Jardim Pérola, Cecília Ferreira Russo, 52 anos, que levou muitos pacientes a participarem das aulas. “Na UBS São Fernando, comecei a levar os pacientes para o programa, comecei a gostar das aulas e a pegar firme. Perdi quase oito quilos. E ultimamente eu estava passando mal. A alimentação também eu mudei”, contou. “Quero continuar porque foi muito bom para minha saúde e para mim”, enfatizou.

Também identificou mudanças na saúde e na autoestima a aluna do núcleo do Jardim Santa Rita, Magali da Conceição Garcia, de 48 anos. “Fui ao postinho do São Francisco, fiz uns exames e deu diabetes. Nisso, o médico falou para eu fazer as aulas e durante seis meses já deu para ver uma diferença. Estou tendo mais ânimo e estou voltando a sonhar de novo, retomando os estudos e focando em coisas boas, sorrindo mais, até me olhando no espelho”, disse.

Empolgada com a Copa do Mundo feminina de futebol em 2027 no Brasil, a aluna da modalidade, Cíntia Pietra, 23 anos, contou que as aulas da modalidade no programa trouxeram mais incentivo e estabilidade emocional. “A Copa do Mundo está entre os assuntos mais importantes aqui para nós brasileiros e, com toda certeza, vai trazer muito incentivo para o nosso futebol feminino. Acredito que o futebol só tem a crescer”, falou. “Estou no ‘QualiVida’ há quase quatro meses e estou amando. Mudou muita coisa na minha vida e me fez ainda crescer, além de acreditar no futebol feminino e que eu posso chegar em grandes clubes no futuro”, concluiu.

Para participar do programa “QualiVida”, mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura > Secretarias/Departamentos > Secretaria de Esportes > QualiVida, pelo link rápido (linktr.ee/prefeiturasbo), Instagram da Secretaria de Esportes @semesbo ou ainda pelo telefone 3455.1231, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também