Aconteceu neste domingo (7) um evento que uniu paixão esportiva e uma causa vital: a 14ª edição de 2025 do Novembro Azul O Jogo/Colorado, na Arena Colorado, no bairro Conserva, em Americana.
O evento contou com ex-jogadores de futebol e personalidades locais, além de ações de saúde, como agendamento de consultas com urologistas e vouchers para exames de PSA (Antígeno Prostático Específico).
Para participar, bastou trocar 2 kg de sabão em pó pela camiseta oficial do evento. As doações serão destinadas a instituições assistenciais da cidade.
Prevenção
Com organização da sociedade civil, o evento é um marco na campanha de prevenção e conscientização do câncer de próstata, doença que, se diagnosticada precocemente, tem altas chances de cura. A iniciativa teve tambem contou com sorteio de prêmios e apresentação com samba.
Os responsáveis pela iniciativa são o jornalista Zaramelo Jr. e o médico Rogério Panhoca, que esteve presente e fez um alerta crucial.

“Diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de próstata pode ter a chance de cura de 90 a 95%. Esse dado reflete a importância de tudo o que está acontecendo de maneira leve por meio do futebol e música, mas com um tema extremamente sério”, relatou Panhoca.
Zaramelo afirmou que ficou satisfeito com o evento, pois acredita que as pessoas estão se conscientizando sobre a necessidade do exame.
“Se um homem sair do evento disposto a agendar a consulta, o evento já atingiu o seu objetivo. Ainda há muito tabu em relação a saúde do homem, plantamos uma semente aqui”, disse Zaramelo.
Poder público
A Prefeitura de Americana marcou presença através do prefeito Chico Sardelli (PL), que destacou o papel do município nas ações do Novembro Azul.

“A data já consta no Calendário Oficial do Município. Esse evento traz uma mensagem importante, derrubando o tabu sobre o exame de próstata, pois se trata de uma questão de saúde pública. A prefeitura também está realizando mutirão de exames em diversas regiões da cidade”, explicou Chico.
Destaque nacional
Para o locutor esportivo e padrinho do evento Jota Júnior, o esporte deu o tom da conscientização para quebrar o tabu sobre o tema.
“O esporte sempre esteve presente em diversas atividades sociais, pois mexe com a maioria dos brasileiros seja em qualquer modalidade. Dessa forma, torna-se importante para quebrar algumas barreiras que ainda existem”, disse Jota Júnior, que se aposentou neste ano após 50 anos de carreira, marcada pela passagem no Grupo Globo.
Apoiador
O evento também contou com o apoio da área acadêmica. Gustavo Azzolini, representando a FAM (Faculdade de Americana), explicou a participação da instituição e também arriscou sua participação entre um drible e outro. “A FAM é parceira tanto no Colorado como em outros projetos de conscientização. “Quanto ao jogo, prefiro ficar na parte estratégica do time”, relatou Azzolini, em tom de descontração.

O Novembro Azul O Jogo/Colorado se consolida, assim, como um evento que transforma o lazer em uma oportunidade de cuidado e responsabilidade com a saúde. Um domingo de conscientização na Arena Colorado.





