A rede Assaí Atacadista vai abrir uma unidade em Hortolândia em 2020 e gerar pelo menos 350 empregos. A informação, divulgada ontem, é do prefeito Angelo Perugini (PDT), que anunciou o investimento (de cifras ainda não reveladas) durante um evento no Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), na última terça-feira (3).
O chefe do Executivo de Hortolândia disse que a nova unidade é prevista para ser inaugurada em maio do ano que vem. A reportagem não conseguiu contatar ontem a rede atacadista para confirmar os detalhes do investimento.
Segundo a prefeitura, a Administração e o Assaí iniciaram o diálogo sobre a vinda da empresa no mês passado. Na reunião, com a presença do prefeito Perugini, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, do secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior, e do secretário de Governo, Carlos Augusto Cesar, a empresa anunciou sua intenção de abrir uma unidade na cidade.
Ainda segundo a prefeitura, o governo municipal se dispôs a ajudar a empresa no processo de instalação e apresentou os benefícios oferecidos por meio do “Proemph” (Programa Municipal de Incentivo Empresarial de Hortolândia).
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior, as conversas entre a prefeitura e a empresa estão adiantadas. “A prefeitura já começou a analisar o projeto da unidade e a área já está definida. A ideia da empresa é iniciar as obras de construção da unidade nos próximos dois meses. Será uma loja grande, na região central da cidade”, adianta.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, ressalta que Hortolândia está no foco das grandes redes de comércio varejista em razão de a população apresentar um perfil de consumo atraente e por apresentar o terceiro maior salário médio da região.
“É estratégico para o desenvolvimento local que exista uma diversidade de atores comerciais que gere maior competitividade e que retenha a massa salarial no território da cidade. Do ponto de vista da geração de empregos que o Assaí representa, estamos em conversas para garantir que a loja tenha toda a mão-de- -obra qualificada que possa precisar”, destaca Monique.
A REDE
A empresa Assaí Atacadista inaugurou sua primeira loja em 1974 na capital paulista. Atua no segmento de atacado de autosserviço, comercializando em suas unidades cerca de sete mil itens, de marcas nacionais e estrangeiras, de mercearia, alimentos, bebidas, higiene, entre outros tipos de produtos.
Atualmente, a rede tem 150 lojas instaladas em 19 estados do Brasil, e conta com 38 mil colaboradores. Por ano, passam pelas lojas da empresa 214 milhões de consumidores. Em 2007, o Assaí foi adquirido pela empresa GPA, do grupo francês de varejo Casino.