quarta-feira, 31 dezembro 2025
PREVISÃO DO TEMPO

Região de Campinas terá altos volumes de chuva na primeira semana de 2026

Confira as temperaturas para as cidades da região
Por
Nicoly Maia
A passagem de uma frente fria pela costa do estado deve intensificar a instabilidade, elevando o risco para chuva forte e temporais em diversas regiões. Foto: Governo de SP

A Região de Campinas está entre as áreas do estado com maiores probabilidades de acumulados elevados de chuva entre os dias 1º e 4 de janeiro. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico e o fim da onda de calor que provocou recordes de temperatura, especialmente na capital, darão lugar a um cenário mais instável, com chuvas persistentes nos próximos dias.

Para o início de janeiro, a passagem de uma frente fria pela costa paulista deve intensificar a instabilidade atmosférica, aumentando o risco de chuva forte e temporais em diversas regiões. O avanço do sistema também deve contribuir para a redução gradual das temperaturas e para o enfraquecimento do calor intenso.

Previsão para a região

Americana
Na quarta-feira (31), o dia terá sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com risco de temporal à noite. As temperaturas variam entre 22 °C e 33 °C, com acumulado estimado de 14,9 mm e 85% de chance de chuva.

Na quinta-feira (1º), o sol aparece entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. A mínima será de 22 °C e a máxima de 31 °C, com acumulado de 18,4 mm e 90% de probabilidade de chuva.

Na sexta-feira (2), o sol aparece entre algumas nuvens, com chuva rápida ao longo do dia e à noite. As temperaturas variam entre 22 °C e 27 °C, com 13,0 mm e 96% de chance de chuva.

Santa Bárbara d’Oeste
Na quarta-feira (31), o dia será de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde, com temporal à noite. As temperaturas ficam entre 22 °C e 33 °C, com acumulado de 16,9 mm e 85% de chance de chuva.

Na quinta-feira (1º), o sol aparece com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com risco de temporal à noite. A mínima será de 22 °C e a máxima de 31 °C, com 14,5 mm e 89% de probabilidade de chuva.

Na sexta-feira (2), o sol aparece entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. A temperatura varia entre 22 °C e 27 °C, com acumulado de 13,3 mm e 96% de chance de chuva.

Piracicaba
Na quarta-feira (31), o dia terá sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde, com temporal à noite. As temperaturas variam entre 22 °C e 33 °C, com acumulado de 14,5 mm e 84% de chance de chuva.

Na quinta-feira (1º), o sol aparece com aumento de nuvens e pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde, com risco de temporal à noite. A mínima será de 22 °C e a máxima de 31 °C, com 13,8 mm e 88% de probabilidade de chuva.

Na sexta-feira (2), o sol aparece entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 23 °C e 27 °C, com 10,8 mm e 96% de chance de chuva.

Campinas
Na quarta-feira (31), o sol aparece entre algumas nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. A mínima será de 22 °C e a máxima de 32 °C, com acumulado de 11,2 mm e 86% de chance de chuva.

Na quinta-feira (1º), o sol aparece entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. As temperaturas variam entre 21 °C e 30 °C, com 13,7 mm e 91% de probabilidade de chuva.

Na sexta-feira (2), o sol aparece entre nuvens, com chuva rápida durante o dia e à noite. A mínima será de 22 °C e a máxima de 26 °C, com acumulado de 17,0 mm e 97% de chance de chuva.

Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil orienta motoristas que pretendem viajar durante o período de Ano Novo a redobrarem a atenção, especialmente durante episódios de chuva forte. A recomendação é evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas, manter distância segura entre veículos e, em caso de baixa visibilidade, procurar um local seguro para parada.

Para quem pretende passar o feriado em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina, a orientação é redobrar os cuidados. Pancadas de chuva intensas podem ocorrer de forma rápida, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Em caso de tempestade, a recomendação é sair imediatamente da piscina, evitar áreas abertas, não permanecer próximo a árvores, postes ou estruturas metálicas e buscar abrigo em local seguro e coberto.

A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições meteorológicas e reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais pelos canais institucionais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também