sábado, 31 janeiro 2026
VACINA

Região Metropolitana de Campinas adere à estratégia de imunização contra sarampo e febre amarela

Confira o público-alvo e os requisitos para se imunizar
Por
Nicoly Maia
A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais de saúde, além da vacina contra a febre amarela. Foto: Reprodução/ Agência SP

Os municípios da área de cobertura da TV TODODIA aderiram à estratégia de imunização contra o sarampo e a febre amarela definida pelo Governo do Estado de São Paulo. A ação ocorre entre os dias 2 e 8 de fevereiro e visa ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta da população.

Dia D de vacinação
A mobilização inclui a realização do Dia D de vacinação, marcado para os dias 7 ou 8 de fevereiro, conforme a programação de cada município. Na Região Metropolitana de Campinas, participam da estratégia as cidades de Americana, Campinas, Cosmópolis, Hortolândia, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Sintomas e alerta à população
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e apresenta como principais sintomas manchas vermelhas pelo corpo e febre alta, acima de 38,5 °C, geralmente acompanhada de tosse seca, irritação nos olhos, conhecida como conjuntivite, e coriza. Já a febre amarela pode causar início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

Ações específicas em Campinas
Em Campinas, a estratégia inclui pontos de vacinação em supermercados e terminais de ônibus entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Além das vacinas contra sarampo e febre amarela, outros imunizantes do calendário nacional poderão ser aplicados para atualização da caderneta, ampliando a proteção contra diversas doenças.

Para receber as vacinas, é necessário apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação, se disponível. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, ou portar autorização. Confira a programação de vacinas

Cobertura vacinal em Campinas
Em 2025, Campinas atingiu cobertura vacinal de 98,91% para a primeira dose da tríplice viral, 92,16% para a segunda dose e 79,49% para febre amarela. A vacina tríplice viral é aplicada em duas doses em crianças de 12 a 15 meses. Pessoas que nunca foram vacinadas devem receber duas doses até os 29 anos ou uma dose entre 30 e 59 anos. Já a vacina contra a febre amarela é aplicada em duas doses em crianças até quatro anos e em dose única para pessoas a partir de cinco anos que ainda não tenham sido imunizadas.

Vacinas disponíveis e público prioritário
A estratégia prioriza a aplicação da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em crianças, jovens, adultos não vacinados e profissionais da saúde. Também está prevista a aplicação da vacina contra a febre amarela, respeitando os esquemas e intervalos recomendados para cada faixa etária, incluindo pessoas que receberam dose fracionada em 2018, durante campanhas emergenciais.

No ano passado, o Estado de São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Em relação à febre amarela, em 2025 já foram confirmados 57 casos, com 34 óbitos, o que reforça a importância da intensificação da campanha de vacinação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também