Frentes de Instabilidades, associada a altas temperaturas elevam riscos para chuvas de tempestades
Um alerta emitido pela Defesa Civil do estado de São Paulo apontam chuvas com acumulados de 120 milímetros para região de Campinas até sexta-feira (6). Os mapas meteorológicos do Centro de Gerenciamento de Emergência – CGE mostram que uma única chuva pode ultrapassar 35 milímetros.
Os próximos dias deverão ser marcados por tempo nublado, com variação de sol, que elevará as temperaturas, podendo ocorrer temporais severos entre os finais de tarde e o inicio das noites.
O maior risco para este alerta é tipo de evento climático que pode ocorrer nos próximos dias. As temidas tempestades convectivas. Elas se formam como bolha de ar quente sobre a atmosfera. O aumento das temperaturas do solo causados pela radiação solar, forma uma corrente de ar quente vertical que geram nuvens com potenciais para temporais.
As tempestades convectivas possuem a características de chuvas fortes, intensas, em curto período de tempo. Elas podem estar associadas a fortes rajadas de ventos, tempestades de raios e granizo.
Outro risco meteorológico são as pancadas de chuvas localizadas, também conhecidas como temporais. Suas principais características são de chuvas fortes e rápidas, que acontecem em uma área localizada, podendo causar chuvas com acumulados que ultrapassam a média prevista para uma semana.
Um exemplo típico de pancadas de chuvas localizadas foi registrado na noite desta segunda-feira (2) na cidade de Americana. Com formação de nuvens com potencial severo, choveu 49 mm em apenas uma hora. Um volume de chuva suficiente para provocar ocorrências de inundações e alagamentos.
O mapa meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET aponta perigo para formação de tempestades em todo estado de São Paulo, além dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais e Rio de Janeiro.