quinta-feira, 23 janeiro 2025
DENGUE EM ALTA

Região registra 564 casos de dengue nas primeiras semanas de 2025

Cidades da área de cobertura da TV TODODIA contam com um óbito em investigação em Santa Bárbara d'Oeste
Por
Felipe Gomes
Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A região de cobertura da TV TODODIA tem registrado um aumento significativo no número de casos de dengue desde o início do ano. De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até a tarde desta quarta-feira (22), a região já contabiliza um total de 564 casos prováveis de dengue, além de um óbito em investigação. Ao todo, o estado de São Paulo já registra 57.104 casos prováveis, sete óbitos confirmados por dengue e 81 óbitos em investigação.

Neste mesmo período do ano passado, a região registrava 963 casos prováveis. Ao longo de todo o ano de 2024, foram contabilizados 66 mil casos prováveis, 83 óbitos confirmados e dois óbitos em investigação.

Santa Bárbara registrava, até esta quarta-feira, 159 casos prováveis de dengue e um óbito em investigação. Neste mesmo período do ano passado, o município tinha registrado 78 casos e nenhum óbito em investigação. Ao longo de todo o ano de 2024, foram registrados 6.524 casos da doença e 12 óbitos confirmados.

Em Americana, foram registrados 59 casos prováveis de dengue. Neste mesmo período do ano passado, o município havia registrado 20 casos da doença. Ao todo, em 2024, Americana registrou 4.870 casos prováveis e um recorde histórico de 17 mortes confirmadas.

Nas três primeiras semanas do ano, Nova Odessa registra 11 casos prováveis da doença. Neste mesmo período do ano passado, o município novaodessense havia registrado 23 casos. Em todo o ano de 2024, Nova Odessa registrou um total de 4.189 casos e quatro óbitos.

Sumaré registra 87 casos prováveis. Neste mesmo período de 2024, o município havia registrado 59 casos. Ao longo do ano, Sumaré contabilizou 6.640 casos de dengue e 16 óbitos confirmados.

Limeira registra, nestas primeiras semanas do ano, 45 casos prováveis de dengue. Em 2024, neste mesmo período do ano, o município já havia registrado 156 casos prováveis da doença. Ao todo, Limeira contabilizou 9.204 casos, dois óbitos em investigação e 11 óbitos confirmados.

Em Hortolândia, foram registrados até o momento 146 casos prováveis de dengue. Neste mesmo período do ano passado, foram contabilizados 52 casos. Ao longo de todo o ano de 2024, Hortolândia registrou 5.111 casos e sete óbitos confirmados pela doença.

Por fim, Piracicaba registra um total de 57 casos prováveis de dengue. Neste mesmo período do ano passado, o município piracicabano havia registrado 575 casos da doença. Ao todo em 2024, Piracicaba contabilizou um total de 29.463 casos e 16 óbitos confirmados pela doença.

Plano de vacinação

Questionado pela reportagem, o município de Barbará informou que a vacina do modelo QDenga está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina, para a faixa etária de 10 a 14 anos. 

Já Americana informou que a vacina, também da marca QDenga, do laboratório Takeda, está disponível em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas unidades da Praia Azul e do São Vito, o atendimento vai até às 20h. A faixa etária contemplada atualmente é de 10 a 14 anos. 

Em Piracicaba, segue a aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Para ter acesso à dose imunizante, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, o Cartão Pira Cidadão ou o Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h, exceto na UBS Paulista (antigo Crab) e nas USFs (Unidades de Saúde da Família), que funcionam das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, que agora são aplicadas com um intervalo de três meses. 

Em Limeira, a vacinação contra a dengue também é oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas UBSs Aeroporto, Hipólito 1, Graminha, Abílio Pedro, Campo Belo e Cecap, além do plantão de vacinação aos sábados. 

A vacina do laboratório Takeda, do modelo Qdenga, está sendo oferecida em todas as unidades de saúde de Sumaré para a faixa etária de 10 a 14 anos. 

Hortolândia está oferecendo a vacina atenuada, modelo aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A campanha está sendo realizada diariamente nas UBSs das 8h às 15h30. 

A Prefeitura de Nova Odessa foi questionada sobre a disponibilidade das doses imunizantes, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos respostas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também