sábado, 5 julho 2025
BALANÇO REGIONAL

Região registra alta em crimes contra veículos; Americana tem o segundo maior número de furtos

Em cinco meses, mais de três mil furtos e quase 800 roubos de veículos foram registrados nas sete cidades analisadas
Por
Nicoly Maia
Em cinco meses, foram registrados 248 furtos em Americana, crimes sem violência ou ameaça à vítima | Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

Americana é a segunda cidade da área de cobertura da TV TODODIA com mais registros de furtos de veículos nos cinco primeiros meses de 2025, ficando atrás apenas de Campinas. No período, foram contabilizados 248 furtos do gênero no município, enquanto Campinas liderou com 1.673 ocorrências. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

Quando se trata de roubo de veículos, crime caracterizado pelo uso de violência, Sumaré ocupa a segunda posição no ranking regional, com 117 ocorrências, enquanto em Campinas o número de ocorrências do gênero somou 449 casos.

Segundo os dados da SSP-SP, diversas cidades da região apresentaram aumento expressivo dos casos de furtos de automóveis. Em Campinas, os casos subiram 20,83%. Santa Bárbara d’Oeste teve alta de 20,68%; Sumaré, 23,25%; e Limeira registrou o maior crescimento proporcional, com 36,84%.

Piracicaba, Americana e Hortolândia também apresentaram crescimento nos números. Todas as sete cidades somam, juntas, mais de três mil casos de furto de veículos e cerca de 800 registros classificados como roubo.

Janeiro concentrou o maior número de furtos em Campinas (383), Santa Bárbara d’Oeste (54) e Limeira (67). Em Americana, o pico ocorreu em março, com 55 registros. Hortolândia teve o maior volume em abril, com 60 casos. Já em maio, os destaques foram Piracicaba e Sumaré, com 48 e 58 ocorrências, respectivamente.

No que diz respeito a roubos de veículos, o município de Santa Bárbara d’Oeste apresentou aumento alarmante de 700% em maio, saltando de um caso em abril para oito casos no mês seguinte. Campinas também teve crescimento expressivo de 32,18%, com 115 registros em maio.

Em Piracicaba, maio repetiu os números de janeiro e fevereiro, com 12 ocorrências em cada mês. Em Americana, os maiores índices foram registrados em março e abril, com sete casos em cada período. Sumaré teve o pico de roubos em janeiro, com 39 registros. Já Limeira e Hortolândia concentraram os maiores volumes em fevereiro, com 25 e 34 ocorrências, respectivamente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também