As chuvas que caíram nos últimos dias na região contribuíram para que as três represas que abastecem Santa Bárbara d’Oeste atingissem suas capacidades máximas de reservação.
As represas Areia Branca, São Luiz e a de Cillo somam mais de 10 bilhões de litros de água bruta reservada, e são administradas e diariamente monitoradas pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto), que atua diretamente nos cuidados com as matas ciliares e na fiscalização em toda área de represa, ação que conta com o apoio da Guarda Civil, por meio do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) e do Monitoramento Aéreo, com a utilização de drone.
Nos últimos anos, ações práticas foram realizadas para assegurar a qualidade da água e contribuir com a manutenção das represas.
Dentre as várias iniciativas estão a instalação de comportas na Represa São Luiz, em 2014, que possibilitou ampliar em 50% sua capacidade, passando a reservar 3 bilhões de litros de água; e os plantios de mudas de árvores de variadas espécies nativas, atuando no reflorestamento e na restauração das funções ecológicas das matas ciliares existentes no entorno das represas, assegurando, dessa forma, a qualidade da água.