quarta-feira, 31 dezembro 2025
TV TODODIA

Retrospectiva 2025: TV TODODIA exibe o segundo episódio no primeiro dia de 2026

Crises, mobilizações e histórias que marcaram 2025 na região
Por
Felipe Gomes
Crises, mobilizações e histórias que marcaram 2025 na região. Foto: TV TODODIA

Se 2025 foi um ano duro, também foi marcado por mobilização, cultura, esporte e histórias de superação. A TV TODODIA revisita os acontecimentos que impactaram a região e revelaram a força de quem vive aqui, em período de debates públicos intensos.

Segurança pública em evidência
No âmbito policial e judicial, casos expuseram falhas institucionais e atuação da Justiça. Em abril, a morte de um estudante de 18 anos no Hospital Municipal de Americana, aguardando cirurgia após queda de bicicleta, gerou denúncia de negligência familiar com áudios finais enviados à mãe.

Em agosto, operação do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e Polícia Federal desmantelou fábrica clandestina de armas em Santa Bárbara d’Oeste, apreendendo peças para 80 fuzis AR-15. Em outubro, dois réus foram condenados a 42 e 46 anos de prisão pela morte do policial Leandro Barbosa, do Baep, na mesma cidade.

Meio ambiente no centro dos debates
Um ano após mortandade de 235 mil peixes no Rio Piracicaba por vazamento de melaço da Usina São José, pescadores ainda lutam com prejuízos. Em setembro, incêndios de grandes proporções atingiram Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Monte Mor e vizinhas, matando animais, interditando rodovias e quase alcançando empresas com produtos inflamáveis.

Política com prisões e rupturas
Em Piracicaba, a Prefeitura rompeu contrato com OSS (Organização Social de Saúde) Mahatma Gandhi, gestora de UPAs, após denúncias de 13º e desvios bilionários apurados pelo MP (Ministério Público). Em Hortolândia, vice-prefeito Cafu César foi preso em operação da PF (Polícia Federal) por fraudes em licitações.

O vereador Cássio “Fala Pira” (PL) de Piracicaba foi detido em outubro por denúncias de crimes sexuais de ao menos sete mulheres, que ele nega.

Cidades com mobilizações urbanas
Governo estadual cogitou pedágios free flow na SP-304 entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, gerando reação popular. Motoboys de Americana e Santa Bárbara aderiram ao “Breque dos Apps”, paralisando entregas por 48 horas por melhores condições.

Em Piracicaba, incêndio no 14º andar de prédio matou três pessoas da mesma família e um cachorro, uma das tragédias mais graves do ano.

Cultura preserva identidade regional
Biblioteca Municipal de Americana celebrou 70 anos como referência cultural e defensora do livro físico. Escritor Jeferson Tenório, premiado Jabuti e destaque no New York Times, passou por Americana debatendo cultura, educação e sociedade.

Esporte traz orgulho e superação
União Barbarense conquistou título da Série A4 do Campeonato Paulista. Lutador Vinicius Pires, criado em Sumaré, vingou Seleção Brasileira e tornou-se campeão mundial peso galo da LFA. Atleta Pedro Severino superou acidente grave em Americana após quase 100 dias internado.

Luto por personalidades da região
Morreram Athos Carlos Pisoni, medalhista de ouro nos Pan-Americanos de 1975 e atleta olímpico de tiro ao prato, aos 87 anos. Empresário Romeu Romi, cofundador da Romi S.A. e benfeitor da Fundação Romi, aos 97 anos, em Santa Bárbara d’Oeste. Médico urologista Cauê Brunelli, de 38 anos, em acidente em Lima (Peru).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também