
Com ausência de mais da metade dos presidentes das Câmaras de Vereadores da região, a Câmara Municipal de Sumaré sediou, nesta sexta-feira (16), a 3ª reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) de 2025. O evento reúne representantes do Poder Legislativo em encontros mensais para debater problemas e soluções de interesse regional.
Dos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas, apenas seis tiveram a presença de seus respectivos presidentes: Campinas, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Holambra e Morungaba.
O presidente do Parlamento da RMC, vereador Luiz Rossini (Republicanos), de Campinas, afirmou que a adesão desta reunião foi realmente menor que as demais e que sete dos 14 ausentes justificaram a ausência. “Não é por falta de compromisso dos presidentes, a gente entende que, muitas vezes, os compromissos locais impedem deles se deslocarem”, afirmou.
Rossini ainda esclareceu que a pauta da reunião é sempre enviada em um grupo de WhatsApp e, na maioria dos casos, os vereadores justificam a falta, mesmo após a realização do evento.
“A gente sempre dá uma cobrada porque a gente quer que todos participem […]. Eu fico chateado, compreendo, mas a gente vai apelar para que na próxima reunião a gente tenha mais presidentes presentes”, disse o parlamentar campineiro.
A reportagem entrou em contato com as Câmaras Municipais de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa. Léo da Padaria (PV), de Americana, não pôde comparecer devido a um compromisso agendado na Prefeitura com o secretário de Governo, Jesuel de Freitas. Júlio César, o Kifú (PL), de Santa Bárbara, também não foi à reunião por estar cumprindo uma agenda externa previamente marcada, mas informou ter enviado servidores e coordenadores da Escola do Legislativo barbarense. Já Oséias Jorge (PSD), de Nova Odessa, participou de uma reunião com um deputado para tratar de assuntos que classificou como e interesse da Câmara do município. Segundo a assessoria, esse compromisso vinha sendo aguardado há algum tempo e não pôde ser reagendado
Escolas do Legislativo foram tema central da reunião
O encontro deste mês teve como tema principal as escolas legislativas. Durante a reunião, a diretora acadêmica da Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), Nely Castanheira, apresentou uma palestra com o tema “Escola do Legislativo: o fortalecimento das Câmaras Municipais e a aproximação com a sociedade”.
Representantes de Sumaré também puderam apresentar o projeto da escola legislativa que acontece no município.
Durante a reunião, também foram aprovadas três moções de apelo, que agora contam com o apoio oficial do parlamento. A primeira trata da implementação de faixas adicionais na SP-101, rodovia que liga Monte Mor a Campinas. A segunda solicita soluções efetivas para os recorrentes alagamentos provocados pelo Rio Capivari. E a terceira pede a criação de um selo de inspeção regional, com foco especial em produtos caseiros, como queijos, presuntos, linguiças.