
A vereadora Esther Moraes (PV) promoveu, na terça-feira, 8 de julho de 2025, uma reunião na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste para discutir temas relacionados à Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que será realizada no próximo dia 21, e o aperfeiçoamento do protocolo de atendimento para combate à violência contra a mulher. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Promoção Social, Maria Cristina da Silva, e do presidente da Câmara, vereador Júlio César – “Kifú” (PL).
A troca de informações entre os participantes proporcionou uma visão mais ampla e integrada das ações voltadas à defesa dos direitos das mulheres no município. Estiveram presentes representantes de diversas entidades e movimentos sociais, como Zina Covesi (Coletivo Bazar Por Elas), Clarissa de Oliveira (Frente Feminista Marielle Vive), Marcella Covesi Dainese (Instituto Lilases), Fernanda Feliciano e Gisele Ramires (Sindprosbo), Maria Geni de Brito (Casa Abrigo Recanto Vida), Maria Bortolozo (Associação Carolina Maria de Jesus), Carine Sena (Grumaa – Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo) e Elisabete Maria de Lima Matos (Cooperativa Juntos Somos Fortes).
Durante a reunião, a secretária Maria Cristina destacou que a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres será realizada no dia 21 de julho, no Salão Nobre da Secretaria Municipal de Educação, com o tema: “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”. Na ocasião, serão propostas três ações para o município, três para o Governo do Estado e três para o Governo Federal, além da eleição de delegadas que representarão a cidade nas conferências estadual e nacional.
O encontro também foi considerado fundamental para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, ao promover a troca de experiências entre instituições e ampliar o suporte oferecido à população feminina barbarense. A construção coletiva de estratégias e a união de esforços foram ressaltadas como caminhos essenciais para garantir um atendimento mais eficaz, humanizado e integrado.
Aperfeiçoamento do protocolo de atendimento para combate à violência contra a mulher
A necessidade de aperfeiçoar o protocolo de atendimento para o enfrentamento da violência contra a mulher e de capacitar os profissionais da rede pública para o acolhimento, atendimento e acompanhamento das vítimas foi outro ponto central discutido durante a reunião.
Para a vereadora Esther Moraes, é fundamental ouvir a população nos bairros antes da definição final do protocolo, garantindo que ele seja construído com base nas reais necessidades das mulheres. “Nosso encontro foi muito importante para o engajamento do nosso trabalho, que trará bons resultados”, afirmou.

Durante o encontro, Esther também reforçou os objetivos e as atribuições da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal, destacando seu papel como canal de escuta, articulação e proposição de políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao combate à violência contra a mulher.
“A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo barbarense com o debate contínuo e com a defesa dos direitos das mulheres, por meio de ações concretas e da escuta ativa da sociedade civil organizada”, completou a parlamentar.