sexta-feira, 27 dezembro 2024
BALANÇO POSITIVO

Rios da região registram aumento na vazão após chuvas em SP

Após um ano marcado por crises hídricas na região, a previsão é que os níveis dos rios continue estável
Por
Felipe Gomes
Foto: TV TODODIA

Com as chuvas que atingiram o interior de São Paulo no início desta semana, o Rio Piracicaba e o Ribeirão Quilombo apresentaram um aumento significativo na vazão. Os dois rios são as principais fontes de captação de água para os municípios da região.

O Ribeirão Quilombo registrou uma vazão de 9,521m³/s, de acordo com dados do ponto de medição instalado no trecho que passa por Sumaré nesta terça-feira (24), aumento de 58% em comparação com os 3,498m³/s registrados na quinta-feira (19) passada. Neste mesmo período do ano passado, o volume era ainda menor, com apenas 1,858m³/s, 412% abaixo do registrado nesta semana.

Já o Rio Piracicaba, no trecho que passa por Santa Bárbara d’Oeste, registrou vazão de 125,419 m³/s, volume 14,2% maior do que no dia 19, quando foi registrado 109,823 m³/s. No mesmo período do ano passado, a vazão era menos da metade, com 52,948 m³/s (107,4% mais baixo).

Em Piracicaba, o rio que dá nome à cidade também apresentou aumento significativo na vazão, registrando 114,326 m³/s, volume 11,17% maior do que o registrado na última quinta-feira, quando a vazão era de 102,830 m³/s. No ano anterior, foi registrado 70,186 m³/s, 62,8%.

Após longos períodos de estiagem, ano fecha com nível positivo

Garantir um abastecimento pleno à população da região foi um desafio para os municípios neste ano. Em outubro, o Departamento de Água e Esgoto de Americana (DAE) interrompeu o abastecimento de água em alguns bairros do município devido à baixa vazão do Rio Piracicaba.

O problema não se limitou a Americana e outros municípios da área de cobertura da TV TODODIA também enfrentaram dificuldades. Limeira, por exemplo, decretou situação de emergência para o uso da água em outubro, enquanto Sumaré interrompeu a captação de água há cerca de um mês devido ao baixo nível do Rio Atibaia. Em Nova Odessa, a Coden informou que os níveis das represas estavam em estado de alerta.

Com as chuvas recentes que atingiram os municípios não apenas nesta semana, mas também no último mês, a previsão é que a situação hídrica da região continue melhorando e que os níveis de abastecimento se estabilizem para garantir um abastecimento de qualidade na região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também