Das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), apenas quatro atingiram as metas estipuladas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017. São elas: Holambra, Itatiba, Jaguariúna e Vinhedo. Os quatro municípios, inclusive, foram os únicos a atingirem a meta nos anos finais.
Os dados foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) na sexta-feira e tabulados pelo TODODIA. São levadas em consideração escolas públicas (municipais, estaduais e federais). As notas variam de 0 a 10, sendo que quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos promovidos, maior será o Ideb, que é divulgado a cada dois anos.
As metas do Ideb são calculadas pelo Inep considerando o estágio de desenvolvimento educacional em cada unidade escolar a partir de 2005.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), a cidade com a melhor nota na RMC foi Jaguariúna, com 7,4. A cidade ultrapassou a meta estipulada para o ano, que era de 6.2.
Das 20 cidades da RMC, 17 atingiram a meta do Ensino Fundamental. As três que não conseguiram foram Artur Nogueira (6.6), Morungaba (6.3) e Santo Antonio de Posse (6.0). No entanto, para os anos finais (do 6º ao 9º ano), somente quatro cidades conseguiram atingir a meta nessa faixa: Holambra, Itatiba, Jaguariúna e Vinhedo. Jaguariúna volta a figurar na ponta da RMC, com 6.4 de nota nos anos finais (veja no quadro).
Segundo o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB), o índice reflete os investimentos na área. “Em Jaguariúna nós alcançamos essa faixa da Educação de Primeiro Mundo e esse resultado é reflexo do grande trabalho que nossa Pasta tem feito na cidade. Para nós, é uma satisfação enorme ver a prova de que todo investimento e ações têm revertido em um ensino que se torna referência em nossa região e traz aos moradores o nível de excelência. Essa área é uma de nossas prioridades dada a importância da formação das crianças e jovens para o futuro. Fico muito feliz com essa avaliação e parabenizo nossos profissionais e alunos”, afirmou.
Já a cidade de Santo Antonio de Posse teve a nota mais baixa dos anos finais na região, com 4.6 – abaixo da meta de 5.3. O município também teve a nota mais baixa dos anos iniciais.
A reportagem fez contato com a Prefeitura de Santo Antonio de Posse, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.
SAIBA MAIS SOBRE O ÍNDICE
O Ideb foi criado em 2005 pelo Governo depois que a Prova Brasil passou a ser censitária para o Ensino Fundamental, aplicada em todas as escolas. O índice combina dois elementos para medir o desempenho educacional. O primeiro item é a proficiência dos estudantes nas provas nacionais. O segundo é a taxa de aprovação, que é a medida do avanço dos alunos entre as etapas e anos da educação básica. Para elevar o IDEB, as escolas precisam melhorar os dois indicadores, simultaneamente.
*com colaboração de André Cia