quinta-feira, 18 abril 2024

Rosa do Bem oferece mamografias

O evento “Rosa do Bem”, que realiza uma caminhada anualmente em Americana para a conscientização sobre o câncer de mama, chega a sua 8ª edição em 2018 e oferece 1,5 mil mamografias gratuitamente.

 

A Avenida Brasil, em Americana, já está com a iluminação na cor rosa desde o primeiro dia do mês para promover a conscientização.

 

“O câncer é a doença que mais mata mulheres no Brasil. Só no ano passado foram descobertos 57 mil novos casos. O bom é que a mortalidade tem caído graças a campanhas e exames. o tratamento está cada vez mais efetivo e o diagnóstico precoce faz com que as mulheres tenham vida mais longa e saudável”, diz Maria Fernanda Grecco Meneghel, idealizadora do evento.

 

A campanha de conscientização está oferecendo 1,5 mil exames de mamografias para mulheres de 40 a 69 anos, que não tenham plano de saúde particular e que possuam o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

 

“Basta fazer o cadastro no site www.rosadobem.com.br. Depois do cadastro é necessário ir até à sede do Rosa do Bem, com os documentos, na Rua José Moreno, 209, no Jardim Alvorada, para agendar o exame”, explica Maria Fernanda. Os exames serão realizados de 15 a 31 de outubro.

 

No dia 16 haverá palestra sobre os benefícios de uma alimentação saudável com a chef naturalista Andrea Henrique. “O foco é na alimentação preventiva, não só do câncer, mas também de várias doenças”, adianta. A palestra ocorre no Unisal e o ingresso é um litro de leite, que será doado para a pastoral do São Domingos.

 

No dia 21, acontece a tradicional caminhada de conscientização. Para participar basta levar dois quilos de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar, nos pontos de troca e pegar o vale-camiseta. No dia 21, basta levar o vale no CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil, a partir das 8h30 e trocar pela camiseta da caminhada, que começa às 9h30.

 

“O grande momento do evento é a caminhada. Esperamos que oito mil pessoas participem. Nesse ano terá camisetas para crianças também. São passos pela vida e esses passos são dedicados às pacientes diagnosticadas com a doença no ano passado. Das 1,3 mil que fizeram o exame, 11 foram diagnosticadas. Elas fizeram cirurgia e tratamento. Seis já estão curadas e com alta. As outras ainda estão em tratamento e em pouco tempo estarão curadas também”, aposta Maria Fernanda.

 

No dia 31, haverá um evento de encerramento da campanha de conscientização.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também