domingo, 19 maio 2024

Santa Bárbara avalia aumento da frota

Com o avanço da região à fase verde, a Prefeitura de Santa Bárbara cogita ampliar a frota e linhas do transporte público coletivo. O aumento da capacidade e dos horários de funcionamento do comércio podem resultar em maior movimentação nas ruas, por isso o TODODIA questionou sexta-feira (8) as prefeituras da região se pretendiam aumentar a frota e linhas de ônibus, que foram reduzidas com a quarentena durante a pandemia.

“Com a mudança de fase, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste irá avaliar a demanda de passageiros dos próximos dias e a necessidade de ampliar ou não a frota e linhas do transporte coletivo urbano”, informou em nota o Executivo barbarense.

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informou que 20 dos 32 veículos do transporte público municipal que operam na cidade estão em funcionamento. Em julho eram nove veículos em operação.

“O aumento gradual da frota de ônibus acontece de acordo com a demanda e os pedidos da população. A redução das linhas aconteceu devido à paralisação nas aulas e ao grande número de empresas que aderiram ao home-office no município, apontando um fluxo menor no número de usuários do transporte público coletivo no município”, encerra a nota.

As prefeitura de Americana e de Nova Odessa disseram apenas que detalhes do avanço à fase verde no município estariam nos decretos municipais que seriam publicados. Entretanto, nenhum dos dois decretos fala em alteração na frota do transporte público. A Prefeitura de Sumaré não respondeu.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), anunciou que vai aumentar a frota de ônibus do transporte coletivo no município, por aumento de demanda.

“Com certeza haverá carregamento pleno da frota. Isso posso garantir. No horário de pico volta a ser 100%”, declarou o prefeito, informando que houve queda de 51% da demanda na pandemia.

FASE VERDE

A quarta fase do Plano São Paulo, que vem após as fases vermelha, laranja e amarela, permite o aumento da capacidade de 40% para 60% nos comércios e serviços, e o aumento de oito para 12 horas de funcionamento diário.

Depois de 28 dias na fase verde, será permitida a realização eventos, convenções e atividades culturais com público em pé. Para terminar a quarentena no Estado, os municípios ainda precisam progredir à fase azul.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) Campinas estava na fase amarela desde o dia 8 de agosto. A queda de mortes e casos e da taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos últimos 30 dias foi determinante para o avanço.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também