segunda-feira, 12 maio 2025
GUERRA CONTRA O MOSQUITO

Santa Bárbara confirma mais duas mortes por dengue e total de óbitos sobe para 16

Ao todo, a região de cobertura da TVTODODIA possui 64.282 casos prováveis de dengue
Por
Felipe Gomes
Santa Bárbara registra até o momento, 7.644 casos prováveis da doença, 3 óbitos em investigação e 16 óbitos confirmados |Foto: Pexels/Arquivo TodoDia

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Estado de São Paulo registrou, nesta segunda-feira (12), mais dois óbitos por dengue em Santa Bárbara d’Oeste. Com as confirmações, o município contabiliza, agora, um total de 16 mortes pela doença. As vítimas são um homem, entre 40 e 44 anos, que morreu no final de março, e uma mulher, também entre 40 e 44 anos, cujo óbito ocorreu no início de abril.

Até o final da tarde desta segunda-feira (12), Santa Bárbara registrava 7.644 casos prováveis da doença, três óbitos em investigação e 16 óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município registrava 4.455 casos prováveis e seis óbitos por dengue. Os números representam um aumento de 71% no número de casos e 166% no número de óbitos.

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde já havia registrado a 14ª morte por dengue no município. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses da pasta, o óbito aconteceu no início de abril, e a vítima tinha entre 35 e 49 anos.

EPIDEMIA REGIONAL

Ao todo, a região de cobertura da TVTODODIA registra 64.282 casos prováveis de dengue, 62 óbitos em investigação e 56 mortes confirmadas pela doença. Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Americana registra, até o momento, 8.376 casos prováveis da doença, seis óbitos em investigação e 25 óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município registrava 2.796 casos prováveis e oito óbitos por dengue. Os números representam um aumento de 199% no número de casos e 212% no número de óbitos.

Piracicaba contabiliza, até agora, 4.292 casos prováveis da doença, um óbito em investigação e dois óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município registrava 21.699 casos prováveis e 13 óbitos por dengue. Os números representam uma queda de 80% no número de casos e de 84% no número de óbitos.

Sumaré registra, até o momento, 4.865 casos prováveis da doença, três óbitos em investigação e nove óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município contabilizava 4.368 casos prováveis e oito óbitos por dengue. Os números indicam um aumento de 11% no número de casos e de 12% no número de óbitos.

Hortolândia apresenta, até agora, 7.486 casos prováveis da doença, quatro óbitos em investigação e três óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município registrava 3.345 casos prováveis e cinco óbitos por dengue. Os números representam um aumento de 123% no número de casos e uma queda de 40% no número de óbitos.

Campinas contabiliza, até o momento, 31.937 casos prováveis da doença, 24 óbitos em investigação e três óbitos confirmados. No mesmo período do ano passado, o município registrava 90.436 casos prováveis, um óbito em investigação e 69 óbitos confirmados. Os números indicam uma redução de 64% no número de casos e de 95% no número de óbitos.

PLANO DE CONTINGÊNCIA

A Prefeitura segue intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, com ações constantes de nebulização em diversas regiões da cidade. Neste ano, a aplicação de inseticida, uma das principais medidas para interromper a transmissão da doença, foi realizada em 40 mil imóveis, distribuídos em 46 bairros.

A nebulização para controle de mosquitos adultos, também conhecida como fumacê, é realizada com equipamentos costais, de casa em casa, e com veículos. O método tem como objetivo eliminar as fêmeas do mosquito que possam estar infectadas com o vírus da dengue, atuando diretamente na redução dos casos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também