Foram aplicadas 4.733 doses em apenas um dia; município atinge 73% da população com pelo menos uma dose
Santa Bárbara d’Oeste bateu o recorde de vacinação contra a Covid-19. Na última sexta-feira (10), 4.733 doses foram aplicadas, sendo 4.091 segunda dose, 550 primeira dose e 92 doses adicionais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (13), com o município totalizando 225.958 doses aplicadas, o que representa 73% da população barbarense.
São 83.525 pessoas com o ciclo completo de vacinação, o que representa 43% do público-alvo, segundo o site do Vacinômetro do governo do Estado de São Paulo. No sábado (11), nos três pontos, foram aplicadas 1.762 doses, sendo 1.176 segundas doses, 573 primeiras e 13 adicionais.
A Prefeitura iniciou nesta segunda a aplicação da dose adicional em idosos com 85 anos ou mais que já tenham completado seis meses da segunda dose. A vacinação segue para adolescentes a partir de 12 anos.
A vacinação é realizada sem agendamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, em três postos:
Sem necessidade de agendamento, a campanha segue de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, nos seguintes locais:
- Ginásio Municipal Djaniro Pedroso, Rua Prudente de Moraes, 250, Centro
- Ginásio Municipal Mirzinho Daniel, Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco
- Casa de Maria, Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras
Primeira dose
Para tomar a primeira dose, todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de endereço atualizado com data de 2021. Para alguns grupos prioritários, além do CPF e comprovante de endereço no nome, também é necessário apresentar outros documentos comprobatórios.
Caso a pessoa não possua comprovante de endereço em seu nome, é preciso comprovar residência no município por grau de parentesco – de 1º grau (pai, mãe ou filhos) ou do cônjuge (esposa ou marido) via certidão de casamento – contrato de aluguel com firma reconhecida em cartório ou ainda com declaração de próprio punho também reconhecida em cartório, além de outros comprovantes.
Para agilizar o processo de identificação e vacinação, é recomendado o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo do Estado de São Paulo, a todos os públicos que vêm sendo inseridos no calendário de imunização. Vale ressaltar que o cadastro não é um agendamento para a vacinação.
A vacinação para adolescentes deve ter a autorização dos pais e/ou responsáveis legais. É necessário que sejam acompanhados de um adulto responsável, podendo esse proceder com a autorização verbal para o ato de vacinação. Caso não haja a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer mediante a apresentação de termo de assentimento, que pode ser obtido na internet.
O documento deverá estar devidamente preenchido e assinado pelos pais e /ou responsáveis legais, de acordo com o disposto no art. 142 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse termo ficará retido nos pontos de vacinação.
A segunda dose da vacina também é aplicada em um dos três pontos de imunização já citados nos mesmos horários, sem necessidade de agendamento. A pessoa deve apresentar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.
O prazo recomendado entre a primeira e a segunda dose dos imunizantes AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Biontech é de 12 semanas (84 dias). No caso da Coronavac/Butantan, prazo é de até 28 dias depois da primeira dose. Somente a vacina da Janssen necessita de uma dose única para a imunização completa.