A tradicional encenação do espetáculo Via Crucis teve sua estreia marcada por emoção e por imprevistos na noite desta terça-feira (15), no Complexo Usina Santa Bárbara, em Santa Bárbara d’Oeste. Em sua 26ª edição, a peça precisou ser interrompida, por questões de segurança, antes da cena da crucificação de Cristo devido à forte chuva que atingiu o complexo. As apresentações acontecem até o dia 20 de abril, sempre às 20h.
Neste ano, a encenação traz como principal novidade a condução narrativa feita pelo próprio Jesus Cristo, o que confere um novo olhar emocional e espiritual à história. O personagem assume o papel de narrador após sua ressurreição, revisitando sua trajetória e os ensinamentos deixados à humanidade. As parábolas ganham destaque e inspiram o subtítulo da edição: “O Semeador”.
“Um Jesus com aspecto mais humano, o Jesus que veio aqui à Terra para vivenciar as experiências humanas, sofrimento, dor, irá, alegria. E, em contrapartida, tem o Jesus narrador, que é o Jesus ressuscitado, o Jesus já o Cristo. Então, ele tem um tom mais angelical e o espetáculo vai mostrar essa contraposição do Jesus Santo, em alguns momentos, e o Jesus humano vivenciando o que foi a história de Jesus que a gente conhece até hoje. E como é a responsabilidade de retratar essa obra que, ao mesmo tempo, é tão clássica, mas com mensagens tão atuais? O bacana é que ela é uma obra atemporal. A história de Jesus é uma história baseada no amor e no respeito às pessoas, independente da religião.”, afirma Renato Monaro, ator responsável por interpretar Cristo.

Acessibilidade ampliada
O acesso ao espetáculo também foi ampliado com recursos de acessibilidade. Pessoas com deficiência visual contam com audiodescrição e estrutura sonora adaptada, enquanto o público com deficiência auditiva tem à disposição intérpretes de Libras e legendas completas na transmissão pelo canal oficial do YouTube (/espetaculoviacrucis). Há ainda uma área reservada próxima à arena para cadeirantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual ou auditiva e neurodivergentes, mediante inscrição prévia no site oficial do evento: www.culturasbo.com/espetaculoviacrucis.
“A cultura precisa chegar em todas as camadas. E na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo nós acreditamos que oferecer eventos gratuitos, estruturados, com conforto, é o que a população de Santa Bárbara do Oeste merece. E quando nós oferecemos também essa proposta de eventos de diversos formatos, aqui é um espetáculo teatral, mas nós temos festivais de música, nós temos espetáculos de teatro, mostra de artes cênicas. Quando a gente leva a arte, a cultura até as pessoas, a gente consegue, de fato, promover um processo de transformação social. A arte, quando ela chega em todas as camadas, as pessoas conseguem identificar como ela muda a qualidade de vida delas.”, comenta o Secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, Evandro Félix.
Programação e funcionamento
Nos dias 15, 16, 17 e 20, os portões são abertos às 19h. Já na Sexta-feira Santa (18) e no sábado (19), a recepção ao público começa às 18h. Em caso de chuva, como previsto pela organização, as apresentações poderão ser interrompidas por questões de segurança, como ocorreu na estreia.