Santa Bárbara anunciou apoio de unidades básicas de saúde para atender população que chega a esperar 8h
UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d’Oeste passam a atender nesta quarta-feira (5) pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais. A informação foi divulgada pela presidente da Comissão Permanente de Política Social da Câmara, a vereadora Esther Moraes (PL), e confirmada pela prefeitura no final da tarde desta terça-feira (4).
A medida tem o objetivo de desafogar o PS (Pronto-Socorro) Dr. Afonso Ramos, superlotado nos últimos dias e alvo de intensas reclamações de usuários por demora na espera, que chega a durar 8h.
O hospital, que já vinha sofrendo problemas com o atendimento pediátrico nos últimos meses, passou a registrar um crescimento no número de pacientes com síndromes gripais desde a última semana de dezembro.
Segundo a prefeitura, os PS Dr. Afonso Ramos e Dr. Edison Mano têm recebido, em média, 200 pessoas diariamente em busca de atendimento médico. Somente nesta segunda-feira (3), as duas unidades registraram 1.655 atendimentos, dos quais 336 foram de pacientes com sintomas gripais e 128 de pediatria (setor que também vem acumulando críticas de usuários).
“A intenção é desafogar o PS e faz parte de uma ação conjunta com a atenção básica para buscar melhorar o atendimento”, comenta Esther. A Secretaria de Saúde disponibilizará testes rápidos, além das consultas e prescrição de medicamentos.
“O município de Santa Bárbara d’Oeste realiza exame de Covid-19 e Influenza em pacientes que apresentam sintomas gripais, conforme orientação médica. As pessoas com sintomas de síndrome gripal devem comparecer nas unidades de atendimento para acompanhamento médico. Caso o médico suspeite de síndrome gripal, os exames serão realizados”, afirmou a prefeitura por meio de nota.
Pronto-Socorro Edison Mano retoma pediatria na segunda-feira
O atendimento pediátrico no PS Dr. Edison Mano voltará a ser oferecido também na próxima segunda-feira em Santa Bárbara. O serviço havia sido interrompido no início da pandemia de coronavírus, em março de 2020.
A informação foi confirmada nesta terça, em reunião entre os vereadores Esther Moraes (PL) Bachin Júnior (MDB) e Carlos Fontes (PSL), membros da Comissão Permanente de Política Social da Câmara de Santa Bárbara, e as secretárias Patrícia Marques de Martino e Lucimeire Rocha, de Governo e Saúde, respectivamente.
“A nova empresa que irá assumir (o serviço), começará a atuar no dia 10 de janeiro e o atendimento pediátrico no Edison Mano também será retomado nessa data. Teremos disponíveis para atendimento das crianças dois pediatras no Edison Mano e dois pediatras no Afonso Ramos, tanto de dia como de noite. Com relação ao atendimento para os pacientes adultos, serão cinco médicos simultâneos. Importante aqui colocar que um gestor da prefeitura estará acompanhando a todo momento a atuação dessa nova empresa, para garantir que o serviço ofertado seja de qualidade”, afirma Esther.
Demanda cai pouco no Hospital Municipal de Americana
Em Americana, até às 17h desta terça-feira a unidade de Covid-19 do HM (Hospital Municipal) Dr. Waldemar Tebaldi havia atendido 252 pessoas com síndromes gripais. O número é um pouco menor do que o registrado na segunda-feira (3), quando 315 dos 821 atendimentos realizados no HM foram de pacientes com algum sintoma de gripe. Entre os casos, 33 deles foram confirmados como sendo de Covid-19. Boletim divulgado nesta terça-feira aponta que a cidade registrou 106 novos casos de pessoas infectadas com o coronavírus, 94 delas após a realização de teste rápido e 12 por meio do exame PCR.