A escola Juvelina de Oliveira Rodrigues, no Jardim Paulista, em Santa Bárbara d´Oeste, realizou um trabalho com os alunos, conhecido como “Plogging” – um movimento global, recente, que se originou na Suécia.
O projeto busca aproveitar a atividade de running, e outros esportes ao ar livre, e, ao mesmo tempo, recolher os resíduos deixados nos espaços públicos.
Além de contribuir para a limpeza do Meio Ambiente, a prática oferece benefícios à saúde física, combinando exercícios aeróbicos com o fortalecimento muscular.
A professora de Educação Física da escola, Margarida Moreira Bertelli, disse que essa atividade une o exercício físico à preservação do meio ambiente.
“Junto com os alunos do Ensino Médio, nós pensamos numa modalidade diferente, que tivesse uma preocupação com o meio ambiente – fazer uma prática esportiva, mas que, também, cuidasse desse espaço. Pesquisando, nós encontramos essa modalidade, o ‘Plogging’”, explicou.
Benefícios do “Plogging”
Além de treinar agachamentos, o “Plogging” também promove flexibilidade e equilíbrio ao corpo. Ao carregar muitos resíduos nos sacos plásticos, mais pesados eles ficam e, dessa forma, mais desafiadora se torna a prática, aumentando o nível de competição.
A atividade combina exercícios aeróbicos com o fortalecimento muscular, resultante do agachamento e do levantamento de resíduos. Além de promover a conscientização sobre a quantidade de lixo que é descartada e os impactos negativos que isso causa ao meio ambiente.