Seis dias após a emissão do mandado de prisão, o ex-padre Pedro Leandro Ricardo foi detido em Santa Bárbara d’Oeste, nesta quarta-feira (3). O caso segue sob segredo de justiça. Após se entregar, o Pedro Leandro Ricardo foi encaminhado à cadeia de Santa Bárbara d’Oeste, onde permaneceu preso.
Mandado de prisão
O mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na última quinta-feira (28). O ex-padre foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo crime de atentado violento ao pudor.
A decisão refere-se a um processo que já havia transitado em julgado desde julho de 2022 e que teve a pena confirmada por acórdão do STF. O TJ-SP determinou que o réu seja preso e encaminhado a uma unidade prisional.

Casos
Os crimes aconteceram entre 2002 e 2006, nas dependências da Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Avenida Presidente Vargas, em Araras.
De acordo com os relatos das vítimas, o ex-padre escolhia locais isolados para cometer os abusos, como viagens para celebrações em cidades vizinhas, quando aproveitava a Kombi da paróquia para acariciar os adolescentes. Também os convidava para a Casa Paroquial, onde ocorreram outros episódios de violência.
Na decisão judicial, é relatado que as vítimas não eram escolhidas ao acaso. Elas apresentavam ausência de uma estrutura familiar sólida, o que facilitava a ação do agressor.
Nota da defesa
Procurada, a defesa do ex-padre confirmou que ele se entregou, e que será feito um pedido de revisão criminal. “Ele se apresentou para cumprir a ordem judicial e colaborar com a Justiça. Como dito, iremos interpor um pedido de revisão criminal nos próximos dias”, informou o advogado Paulo Henrique de Moraes Sarmento, que representa Pedro Leandro.