sexta-feira, 19 abril 2024

Santa Bárbara confirma as primeiras 3 mortes por dengue nesse ano

 O município não registrava óbitos da doença desde 2019

Até o momento, a cidade registrou 1.467 casos confirmados da doença (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, informou que o município registrou as primeiras três mortes provocadas por dengue e confirmadas pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica). As três vítimas da doença estavam internadas no Hospital da Unimed Americana, sendo uma mulher 78 anos, falecida em 16 de abril; uma mulher de 94 anos, morta em 1º de maio; e um homem, de 88 anos, que também faleceu no primeiro dia do mês; não foi divulgado os bairro em que moravam. Outras 4 mortes estão sendo investigadas e aguardam a conclusão dos exames laboratoriais.

Até o momento, a cidade registrou 1.467 casos confirmados da doença.

Santa Bárbara não registrava mortes por dengue desde 2019, período em que viveu um surto pandêmico. Nesse momento, ocorre o crescimento do número de pessoas doentes na região, sendo que no primeiro trimestre do ano houve a confirmação de 350 casos (um aumento de 140% se comparado com os mesmos meses do ano de 2021), e chegou nesta última sexta-feira (20) com 1.467 casos, um crescimento de 319,1% sobre o total de casos confirmados até março deste ano.

Ações

Em entrevista da TV TodoDia com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde,.Wilson Guarda, ele reforçou que a única maneira de se derrotar o mosquito causador da doença é com a colaboração de toda a população através da limpeza de seus quintais, desentupimento de calhas, com especial atenção para objetos que possam acumular água, tais como vasos de plantas, garrafas, lonas, pneus, potes, baldes, dentre outros, fazer a destinação correta, seja o descarte nos ecopontos ou mesmo o encaminhamento à reciclagem.

A Prefeitura, segundo Guarda, está reforçando as ações de nebulização, conscientização e fiscalização em residências e estabelecimentos industriais, comerciais e públicos – como praças de esporte.

Recomendações

Guarda destacou também que, em caso de sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas e dores no corpo, o cidadão deve procurar pela unidade de saúde mais próxima de casa e não se automedicar – já que alguns medicamentos podem agravar o quadro.

Para mais informações, entrar em contato com a divisão de controle de vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelo telefone 3463.8099 ou pelo e-mail: ccz.saude@santabarbara.sp.gov.br

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também