Cidade anuncia nova rodada em unidades da rede municipal para ampliar cobertura em crianças de 5 a 11 anos
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste retoma na próxima segunda-feira (7) a vacinação infantil contra a Covid-19 nas escolas. A iniciativa, promovida pelo governo do estado de São Paulo na última semana em parceria com os municípios, prosseguirá na cidade com a adesão de mais três unidades escolares, Emei Profª Eny Carvalho de Andrade e Emefeis Dona Bininha e Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal entre as crianças de 5 a 11 anos.
Apenas as crianças matriculadas nas unidades escolares que serão ponto de vacinação poderão receber o imunizante. Nas próximas semanas a ação será estendida para outras escolas, de acordo com a prefeitura.
Para vacinar, os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças ou assinar o termo de assentimento que deverá ser entregue no ato da vacinação pela pessoa nomeada pelos pais. A mesma se responsabilizará pela criança enquanto é imunizada e observada na unidade escolar por 20 minutos.
O termo de assentimento pode ser consultado no site da prefeitura, em www.santabarbara.sp.gov.br. É necessário também obrigatoriamente apresentar documento com foto do responsável e certidão de nascimento ou RG, CPF e caderneta de vacinação da criança.
Até o momento, Santa Bárbara já vacinou 7.040 crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e ou com deficiência permanente, representando 45,5% de cobertura vacinal deste público. O município conta com um público estimado de 15.460 crianças nessa faixa etária aptas a receber o imunizante contra a Covid. Ao todo, 722 crianças já receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo.
A prefeitura ressalta aos pais e responsáveis a importância da imunização de todas as crianças elegíveis para fornecer proteção individual contra Covid-19, preservar aquelas que ainda não entraram na faixa etária da campanha e diminuir a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes.
Além disso, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao prazo para segunda dose das crianças. Para aquelas vacinadas com Pfizer/Biontech são oito semanas (56 dias). Já com a CoronaVac/Butantan são 28 dias.
NAS UBSs
Além da ação nas escolas, a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades e com deficiência permanente segue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Sem agendamento, a campanha infantil continua em três unidades: Regional Zona Sul (Santa Rita) e Centro de Saúde 2 (Linópolis), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15 horas, e Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
A prefeitura orienta ainda para que as pessoas continuem evitando aglomerações e mantenham as medidas – como o uso de máscaras e álcool em gel para higienização das mãos.