quinta-feira, 7 dezembro 2023

SB é 1ª em mortes no trânsito na região

Número de óbitos em acidentes na cidade saltou de 2 para 8 no primeiro trimestre deste ano em relação a 2021 

Dados | Entre as cinco cidades da região, Santa Bárbara tem os maiores números (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste)

O número de mortes por acidente de trânsito no primeiro trimestre de 2022 aumentou 300% em Santa Bárbara d’Oeste comparado ao mesmo período do ano anterior. A cidade registrou dois óbitos de janeiro a março de 2021 e passou para oito este ano. Entre as cinco cidades da microrregião, esse é o maior número. Os dados são do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Neste ano, a cidade contabilizou três mortes por acidente de trânsito em janeiro, mais três em fevereiro e duas em março. No ano passado, o total de óbitos foi 18. Grande parte dos acidentes que causaram mortes ocorreu em vias com velocidade máxima permitida entre 40 e 49 km/h. O crescimento foi o maior registrado entre as cidades da região. A maior causa dos acidentes é a colisão.

OUTRAS CIDADES
Americana apresentou uma diminuição de 22% ao comparar o primeiro trimestre de 2022 e com igual época do ano anterior. O município registrou nove óbitos de trânsito entre janeiro e março do ano passado e o número caiu para sete neste ano. A cidade registrou maior número de acidentes em pistas de 90 a 100 km/h.

Durante o período analisado, Sumaré teve oito casos em 2021 e sete neste ano. Hortolândia reduziu de quatro óbitos para três. Nova Odessa não registrou nenhum óbito no trânsito no primeiro trimestre de 2021 e 2022.

Questionada sobre o aumento dos casos, a Prefeitura de Santa Bárbara não respondeu. No entanto, na última quarta-feira (20), veiculou que a cidade teve queda de 65% no número de óbitos causados por acidentes de trânsito na área urbana em 2021, na comparação com o ano anterior, e disse que a redução de óbitos também está ligada às medidas adotadas como a elaboração de um diagnóstico dos locais e causas dos acidentes.

“Além disso, faz parte das ações da Prefeitura, reforma e manutenção da sinalização horizontal em diversos bairros, implantação de semáforos com tempo exclusivo para pedestres, instalação de defensas metálicas, implantação de mais de 30 km de ciclovias e ciclofaixas, implantação de travessias elevadas (lombofaixas), implantação de sistema binário de circulação em diversos bairros, ações corretivas de engenharia de tráfego, melhorando o fluxo e segurança de veículos e pedestres, fiscalização eletrônica e de agentes de trânsito, além de campanhas educacionais da Cidade Mirim de Trânsito”.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também