A situação das farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Bárbara foi alvo de cobranças durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (5). Parlamentares relataram que moradores têm enfrentado dificuldades devido à falta de medicamentos e ao fechamento de unidades, em alguns casos por até 15 dias.
O primeiro a se manifestar foi o vereador Celso Ávila (Solidariedade), que afirma ter recebido reclamações da população sobre o desabastecimento e os fechamentos. Carlos Fontes (União) também abordou o tema e mencionou um projeto de lei de sua autoria relacionado ao funcionamento das farmácias da rede básica.
“Tem havido reclamações sobre o descumprimento da lei que determina o funcionamento integral das farmácias durante todo o período de atendimento das UBSs. Existe uma lei que o prefeito não está cumprindo, e, por isso, as farmácias estão fechadas”, afirma Fontes.
Outro destaque da sessão foi a posse de Valdemar Peixoto (Republicanos), que assume temporariamente a cadeira do vereador Isac Sorrillo (Republicanos), licenciado por motivos de saúde.

Aprovações na Ordem do Dia
A reunião teve todos os itens da pauta aprovados. Os vereadores aprovaram quatro projetos de decreto legislativo que concedem o título de “Cidadão Barbarense”.
Também foram aprovados dois projetos de lei. Um deles, apresentado por 18 vereadores, reconhece o Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, do União Barbarense, como de interesse cultural, histórico e esportivo. O outro, de autoria do Executivo, prorroga por dois anos o convênio com a Santa Casa de Misericórdia, atualizando o Plano Operativo Assistencial (POA) e os valores repassados via recursos estaduais. Além disso, seis moções foram discutidas e aprovadas.
Ainda nesta terça-feira, foi realizada a abertura da exposição “Painéis Sensoriais Tia Tati”, com trabalhos da artista Tatiana Pontes. A mostra está aberta ao público até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no hall de entrada da Câmara Municipal.
A Casa de Leis também recebeu a visita de representantes da Comunidade Casa Esperança e Vida (CCEV), instituição com 46 anos de atuação na prevenção, acolhimento e recuperação de pessoas em situação de dependência química. A presença foi intermediada pelo vereador Careca do Esporte, que destacou os 26 anos de trabalho da entidade em Santa Bárbara d’Oeste.