
Santa Bárbara d’Oeste realizará no dia 11 de novembro a última Campanha de Doação de Sangue de 2025. A ação acontecerá das 9h às 12h, no Lions Clube, localizado na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce. A participação é aberta a todos os interessados, sem necessidade de agendamento prévio e sem exigência de jejum. É obrigatório, no entanto, apresentar documento original com foto e atender aos pré-requisitos do Hemocentro da Unicamp.
Edições anteriores
Na edição anterior, realizada em setembro, foram coletadas 107 bolsas de sangue, o equivalente a 48,15 litros, com potencial para salvar ou beneficiar até 428 vidas. Ao longo de 2025, as cinco campanhas promovidas no município resultaram em 479 bolsas coletadas, somando 215,5 litros, capazes de impactar até 1.916 pessoas.
As campanhas de doação são promovidas em Santa Bárbara d’Oeste desde 1998, em parceria entre o Hemocentro da Unicamp e o Lions Clube, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Atualmente, também colaboram com a iniciativa a Pastoral da Saúde – Diocese de Piracicaba, Região de Santa Bárbara d’Oeste, os Supermercados São Vicente e Crema e a Confraria Há Bares que Vêm Para o Bem.
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Hemocentro da Unicamp pelo telefone 0800 722 8432, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h. As informações completas sobre as campanhas estão disponíveis no canal Doadores de Sangue de SBO, no WhatsApp, pelo link.
Pré-requisitos
Para ser doador de sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos — jovens de 16 e 17 anos também podem participar com consentimento formal e presencial do responsável legal —, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e não estar em jejum, devendo apenas evitar alimentos gordurosos e aguardar três horas após o almoço. O doador não deve fumar duas horas antes e duas horas depois da doação. Não podem doar sangue pessoas que estejam com gripe, resfriado ou febre; que tenham sífilis, malária ou doença de Chagas; que sejam alcoólatras crônicos ou tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; que tenham sido expostas a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; que façam uso de drogas injetáveis ilícitas; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; que tenham realizado endoscopia há menos de seis meses ou que estejam grávidas, em até três meses pós-parto ou amamentando.
Pessoas que tiveram dengue clássica podem doar sangue um mês após a cura, enquanto aquelas que tiveram dengue hemorrágica precisam aguardar seis meses. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias para homens, 90 dias para mulheres e 180 dias para pessoas entre 60 e 69 anos. Quem estiver tomando medicamentos, tiver sido vacinado recentemente ou estiver em tratamento médico deve procurar orientação antes da doação.
A Campanha de Doação de Sangue de Santa Bárbara d’Oeste será realizada no dia 11 de novembro, das 9h às 12h, no Lions Clube SBO, que fica na Rua dos Antúrios, 96, Jardim Dulce, em Santa Bárbara d’Oeste.





