terça-feira, 6 janeiro 2026
EMPATIA

Santa Bárbara d’Oeste realiza primeira campanha de doação de sangue de 2026 nesta terça-feira

As campanhas realizadas durante o ano de 2025 no município coletaram 573 bolsas
Por
Nicoly Maia

A primeira Campanha de Doação de Sangue de 2026 em Santa Bárbara d’Oeste acontece nesta terça-feira (6). A ação será realizada das 9h às 12h no Lions Clube de Santa Bárbara d’Oeste, localizado na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce.

As campanhas promovidas no município ao longo de 2025 resultaram na coleta de 573 bolsas de sangue. O número representa aumento superior a 24% em relação ao total registrado no ano anterior.

A ação será das 9 às 12 horas no Lions Clube de Santa Bárbara d’Oeste. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Hemocentro da Unicamp, pelo telefone 0800 722 8432, de segunda a sexta-feira, das 13h às 15h. Informações atualizadas sobre as campanhas também estão disponíveis no canal dos Doadores de Sangue no WhatsApp.

Pré-requisitos para doação
Para ser doador, é necessário ter entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar mediante consentimento formal e presencial do responsável legal, válido para cada doação. Pessoas com mais de 60 anos não podem realizar a primeira doação.

Também é exigido peso mínimo de 50 quilos, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos antes da doação e aguardar três horas após o almoço. O doador deve estar descansado e não pode fumar até duas horas antes e depois da coleta.

Restrições
Não estão aptas à doação pessoas com gripe, resfriado ou infecção com febre, portadores de sífilis, malária ou doença de Chagas, alcoólatras crônicos ou quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis também impedem a doação.

Outras restrições incluem histórico atual ou anterior de uso de drogas injetáveis ilícitas, hepatite após os 11 anos de idade, realização de endoscopia há menos de seis meses, gravidez, período de até três meses após o parto ou fase de amamentação.

Doação após dengue
Pessoas que tiveram dengue clássica podem doar sangue após um mês da cura. Nos casos de dengue hemorrágica, o prazo para doação é de seis meses após a recuperação.

Intervalo entre doações
Para homens, o intervalo mínimo é de 60 dias, com limite de quatro doações em 12 meses. Para mulheres, o intervalo é de 90 dias, com máximo de três doações no mesmo período. Para pessoas entre 60 e 69 anos, o intervalo exigido é de 180 dias.

Em casos de uso de medicamentos, vacinação recente ou tratamento médico em andamento, a orientação é buscar avaliação da equipe de saúde antes da doação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também