segunda-feira, 21 abril 2025

Santa Bárbara: Joel do Gás desponta como favorito

Ao contrário de Americana, que já teve três vereadores assumindo que desejam disputar a presidência da Câmara no ano que vem, a disputa pelo cargo de presidente do Legislativo de Santa Bárbara é uma incógnita. Só Joel do Gás (PV), tido como favorito, confirmou a intenção em disputar o cargo. Nos bastidores, outros quatro são “cotados” como candidatos, mas só um deles disse que se precisar está à disposição.

Os outros nomes ventilados são de Jesus Vendedor (Avante), Isac Motorista (Republicanos) e Carlos Fontes (PSL). Este último não confirmou que disputará, mas disse que está à disposição. Ainda é especulada uma possível candidatura de Eliel Miranda (PSD), ex-secretário de segurança e trânsito.

A reportagem falou com os cotados, se pretendem disputar a presidência da Casa de Leis ou sobre quem deveria se candidatar ao cargo.

“Coloquei meu nome à disposição sim, tenho a intenção de concorrer à eleição da presidência da Câmara em 2021”, declarou Joel à reportagem. O PV, partido de Joel, terá Celso Ávila e Joi Fornasari, também reeleitos, e a novata Katia Ferrari, mulher mais votada na cidade.

Além dos quatro do PV, partido do atual vice e prefeito eleito, Rafael Piovezan, há mais quatro vereadores de partidos da coligação de Piovezan, dois do PL (novatos Esther Moraes e Kifu) e dois do MDB (o novato Bachin Júnior e o ex-vereador Uruguaio). Ou seja, assim como na última legislatura, a Câmara terá oito parlamentares da base do prefeito.

“Ainda não pensei neste assunto”, afirmou Jesus Vendedor sobre uma possível candidatura.

Isac, o vereador mais votado destas eleições, disse que não está correndo atrás de disputar o cargo. “Às vezes acaba sendo quem não está entre os nomes que circulam nos bastidores. Vou esperar decidir para ver quem apoiar”, afirmou.

Ex-secretário e novato na Câmara, Eliel, do PSD, negou o interesse. “Sou marinheiro de primeira viagem. Não estou articulando nada não. Nosso partido terá quatro cadeiras, vamos sentar para conversar após a diplomação. Por enquanto é tudo especulação, nada definido”.

Questionado sobre quem deveria ser o presidente, Eliel apontou Isac, por conta de sua votação nas eleições.

Os outros três vereadores eleitos pelo PSD também são novatos no Legislativo: Tikinho Tk, Nilson Araújo Radialista e Arnaldo Alves.

O PSD é o partido do atual vereador e candidato a prefeito derrotado Dr. José, que foi notícia após se declarar vencedor das eleições antes do início da divulgação dos resultados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dr. José deu entrevista em rádio local como se fosse prefeito eleito, respondendo diversas perguntas.

Presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Felipe Sanches (PDT) descartou alguma indicação.

“É um assunto interno, que será tratado pela próxima legislatura. Estaremos sempre à disposição para trabalhar juntos por uma cidade cada dia melhor”, declarou.

O prefeito eleito, Rafael Piovezan (PV), seguiu a mesma linha. “É uma decisão que os vereadores farão com equilíbrio. Estamos à disposição para ajudar”, disse.

Antes de Sanches, Kadu Garçom (PL) foi presidente da Casa, no biênio 2017-2018.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também